Oferta de emprego causa tumulto e pessoas passam mal

Apesar do calor, três mil passaram pelo local de manhã

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Apesar do calor, três mil passaram pelo local de manhã

A 3ª edição da Feira da Empregabilidade, realizada neste sábado (7), pela Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Semju (Subsecretaria de Políticas para Juventude), foi marcada por tumulto e confusão. O número de participantes foi maior que o esperado pelos organizadores e eles não conseguiram conter a aglomeração. Além de longas filas, o forte calor e a aglomeração fez algumas pessoas passarem mal. A organização estima que tenham passado, apenas no período da manhã, cerca de três mil pessoas. 

A confusão teria começado porque membros da organização disseram que não era necessário fazer fila, pois todos seriam atendidos, portanto, quem estava em fila se aproximou da porta de entrada e ficou aguardando. Porém, mais pessoas foram chegando e se aglomeraram.

Além da confusão, os participantes se queixavam da falta de informações e também de um lugar apropriado para aguardar, uma vez que todos esperavam no estacionamento do shopping, onde o evento está sendo realizado, debaixo do sol e no calor. Pessoas passaram mal e precisaram ser levadas para dentro do local às pressas.

A confusão que aconteceu atrapalhou também a ordem de chegada dos participantes, que deveria ser respeitada, tendo em vista que não havia distribuição de senhas. Porém, segundo relatos de pessoas que esperavam, teve gente que chegou por volta das 7 horas, mas não conseguiu ficar na frente e ser atendido primeiro. Esse foi o caso de Felipe Torquato, de 20 anos, que está em Campo Grande há sete meses e foi até a feira à procura de um emprego fixo, pois, no momento está trabalhando como motorista da Uber. Ele conta que, chegou às 7h15, depois de ter trabalhado a noite toda, e não tinha muita expectativa de ser atendido tão cedo.

Quem também enfrentou transtornos foi a assistente social Larissa de Oliveira, de 23 anos, está procurando seu primeiro emprego e chegou lá às 7h30. 

Além da oferta de estágios pela Subsecretaria da Juventude, a Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande) também estava oferecendo suas vagas por meio da Funsat Itinerante, o que levou ainda mais pessoas no local.

De acordo com o presidente da Fundação, Cleiton Franco, 90% das pessoas que compareceram estavam à procura das vagas de trabalho oferecidas por meio da Funsat. Ele ainda disse que era esperada uma grande procura por conta da grande divulgação, mas foi bem além da expectativa. Apesar da desorganização, da qual ele alega estar ciente, disse que todos seriam atendidos, porém, era preciso paciência porque é um processo demorado e individual.

O subsecretario da juventude, Maicon Nogueira, disse que a grande procura é natural, motivada, na sua avaliação, pelo reaquecimento do mercado. “É muito natural isso pois o mercado está aquecendo e as vagas estão surgindo e as pessoas que tiverem o melhor preparo e os melhores currículos com certeza terão um a oportunidade”.

Sobre o tumulto, ele garantiu que situações como essa são normais, pois, quando há ofertas de vagas de trabalho, nunca terão mais vagas que desempregados. “É muito natural que quando se tem poucas vagas para um número tão grande de desempregado que a procura seja muito alta, mas todos estão sendo atendidos, entregando seus currículos. Em nenhuma atividade que se promova a oferta de empregos vai ter menos desempregados que oferta.”

 

Conteúdos relacionados

humap vagas
Conab