Menos de 24 horas após fechar o pronto-socorro, Hospital Universitário já liberou 10 vagas
O HU (Hospital Universitário) está com o PAM (Pronto Atendimento Médico) desde as 13 horas da quinta-feira (17). A superlotação é a justificativa, já que o local abrigava 67 pacientes, quando a capacidade é de 26. Em menos de 24 horas após a decisão de fechar o atendimento, o HU já sente um alívio, 10 vagas foram liberadas.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O HU (Hospital Universitário) está com o PAM (Pronto Atendimento Médico) desde as 13 horas da quinta-feira (17). A superlotação é a justificativa, já que o local abrigava 67 pacientes, quando a capacidade é de 26. Em menos de 24 horas após a decisão de fechar o atendimento, o HU já sente um alívio, 10 vagas foram liberadas.
De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, o pronto-socorro atende 57 pacientes nesta sexta-feira. “Os 10 foram remanejados para quartos que vagaram leitos”, disse. O HU informa que, em tese, os pacientes não devem se direcionar ao pronto-socorro, que está fechado, mas em caso de demanda espontânea, eles são orientados a procurar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou outro hospital.
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), os hospitais já absorvem a demanda normalmente e os pacientes também podem ser encaminhados para as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) ou CRSs (Centro Regional de Saúde).
Na Santa Casa, o impacto do HU já foi sentido e o aumento do número de pacientes no pronto-socorro é visível. “Percebemos um aumento significativo na manhã de hoje, mas era o esperado, já que somos a maior porta de entrada. Nós trabalhamos com regulação, todo pronto-socorro está lotado e o nosso não é diferente, mas é menos caótica do que ano passado que tinha paciente jogado pelo corredor”, diz a Santa Casa. O pronto-socorro do Hospital atende diariamente 150 pacientes e afirma que está se reajustando para atender a demanda do HU.
Já no HR (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), a situação do pronto-socorro está sob controle. “Ainda não sentimos o impacto da demanda do HU, a situação está de acordo com o que enfrentamos no dia a dia”. Para o Regional, a lotação também é rotineira, já que a capacidade é de 77 pacientes, mas há 95 pessoas no pronto-socorro.
Superlotação no HU
O PAM do Hospital Universitário ficará fechado por 15 dias devido à superlotação e a dificuldade de atendimento à população. O hospital encaminhou à Secretaria de Estado de Saúde, ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Medicina (CRM) e ao Conselho Regional de Enfermagem, um ofício explicando a situação em que o local se encontra, ‘sem a menor condição digna de atendimento’, segundo documento.
Em nota, o hospital confirma que existe uma superlotação de pacientes nos leitos, que inclusive estão alocados no corredor e internados em cadeiras. “Não nos restou outra alternativa a não ser o fechamento completo do PAM por 15 dias para que possamos dar um atendimento digno aos pacientes que aqui estão”, disse o HU em nota.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.