Pular para o conteúdo
Cotidiano

Menos de 24 horas após fechar o pronto-socorro, Hospital Universitário já liberou 10 vagas

O HU (Hospital Universitário) está com o PAM (Pronto Atendimento Médico) desde as 13 horas da quinta-feira (17). A superlotação é a justificativa, já que o local abrigava 67 pacientes, quando a capacidade é de 26. Em menos de 24 horas após a decisão de fechar o atendimento, o HU já sente um alívio, 10 vagas foram liberadas.
Arquivo -

O HU (Hospital Universitário) está com o PAM (Pronto Atendimento Médico) desde as 13 horas da quinta-feira (17). A superlotação é a justificativa, já que o local abrigava 67 pacientes, quando a capacidade é de 26. Em menos de 24 horas após a decisão de fechar o atendimento, o HU já sente um alívio, 10 vagas foram liberadas.

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, o pronto-socorro atende 57 pacientes nesta sexta-feira. “Os 10 foram remanejados para quartos que vagaram leitos”, disse. O HU informa que, em tese, os pacientes não devem se direcionar ao pronto-socorro, que está fechado, mas em caso de demanda espontânea, eles são orientados a procurar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou outro hospital.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), os hospitais já absorvem a demanda normalmente e os pacientes também podem ser encaminhados para as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) ou CRSs (Centro Regional de Saúde).

Na Santa Casa, o impacto do HU já foi sentido e o aumento do número de pacientes no pronto-socorro é visível. “Percebemos um aumento significativo na manhã de hoje, mas era o esperado, já que somos a maior porta de entrada. Nós trabalhamos com regulação, todo pronto-socorro está lotado e o nosso não é diferente, mas é menos caótica do que ano passado que tinha paciente jogado pelo corredor”, diz a Santa Casa. O pronto-socorro do Hospital atende diariamente 150 pacientes e afirma que está se reajustando para atender a demanda do HU.

Já no HR ( de Mato Grosso do Sul), a situação do pronto-socorro está sob controle. “Ainda não sentimos o impacto da demanda do HU, a situação está de acordo com o que enfrentamos no dia a dia”. Para o Regional, a lotação também é rotineira, já que a capacidade é de 77 pacientes, mas há 95 pessoas no pronto-socorro.

Superlotação no HU

O PAM do Hospital Universitário ficará fechado por 15 dias devido à superlotação e a dificuldade de atendimento à população. O hospital encaminhou à Secretaria de Estado de Saúde, ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Medicina (CRM) e ao Conselho Regional de Enfermagem, um ofício explicando a situação em que o local se encontra, ‘sem a menor condição digna de atendimento’, segundo documento.

Em nota, o hospital confirma que existe uma superlotação de pacientes nos leitos, que inclusive estão alocados no corredor e internados em cadeiras. “Não nos restou outra alternativa a não ser o fechamento completo do PAM por 15 dias para que possamos dar um atendimento digno aos pacientes que aqui estão”, disse o HU em nota.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasileiras exageram em erros, mas fazem 3 a 0 no Canadá pela Liga das Nações de Vôlei

Boliviana é presa com cápsulas de cocaína no estômago em Corumbá

Com inscrições abertas, II Torneio de Cubo Mágico acontece neste fim de semana em shopping da Capital

Corpo com sinais de tortura e estrangulamento é encontrado na fronteira com MS

Notícias mais lidas agora

Justiça manda empresa ligada a Neno pagar custas após desistir de ação de R$ 51 milhões sobre loteria estadual

secretários israel

‘Pousando em solo brasileiro’: secretários de MS retornam após serem retidos em Israel

Juiz dá ‘puxão de orelha’ e manda MPMS apresentar provas da corrupção em Água Clara em dez dias

Durante suposta briga, jovem é esfaqueado com canivete em Dourados

Últimas Notícias

Polícia

Marcada primeira audiência de acusado de matar Simone a tiros na frente do filho em MS

Simone foi assassinada pelo filho do amante

Polícia

‘Se recuperando bem’: mulher ferida a tiros por ex passou por cirurgia na Santa Casa

Após o crime, Eberson da Silva cometeu suicídio

Cotidiano

Projeto Carreta Digital certificou mais de 2 mil jovens em cursos de programação e robótica

Previsão é certificar mais de 3 mil alunos em Campo Grande até o final do projeto, em dezembro deste ano

Emprego e Concurso

IFMS oferece especialização gratuita em Ensino de Humanidades e Linguagens

Inscrições podem ser feitas até 29 de junho pelo site do Instituto Federal