Machismo é ‘democrático’, diz secretária em sessão sobre 12 anos da Lei Maria da Penha
A Lei número 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida pelo nome de Lei Maria da Penha, completa 12 anos nesta terça-feira mudando paradigmas da violência doméstica contra a mulher e sobre o machismo no Brasil. Em alusão à data, foi lançada a campanha Agosto Lilás, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Lei número 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida pelo nome de Lei Maria da Penha, completa 12 anos nesta terça-feira mudando paradigmas da violência doméstica contra a mulher e sobre o machismo no Brasil. Em alusão à data, foi lançada a campanha Agosto Lilás, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
A subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca, destacou que há cinco tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Sobre os recentes casos de feminicídio que chocaram o Brasil, como o assassinato da advogada Tatiane Spitzner, esganada e jogada do 4º andar pelo marido, em que os acusados alegam descontrole causado por ciúmes e consumo de drogas, mas não admitem o machismo, Luciana diz que a violência doméstica não poupa nenhuma mulher, independente da classe social e nível de educação.
“A violência doméstica não é territorial, mas cultural. Os índices de Campo Grande e da fronteira são similares aos de cidades como São Paulo. É uma violência que não tem a ver com nível de educação, cor, situação financeira. O machismo é um problema cultural do brasileiro, então todas nós podemos ser alvos. É uma “violência democrática” e todas nós estamos sujeitas a relacionamentos abusivos”,
afirma Luciana.
A melhor maneira de se prevenir, segundo a subsecretária, “é fazer com que a mulher entenda que está sofrendo violência e denuncie, não se submetendo mais a esse tipo de relacionamento”.
Agosto Lilás – Uma campanha realizada anualmente, durante o mês de agosto, em alusão à data de sanção da Lei Maria da Penha, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o fim da violência contra mulheres e meninas por meio de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários visando à divulgação da Lei Maria da Penha, estendendo- se as atividades durante todo o mês de agosto, para o público em geral.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.