Show no céu: hoje tem Lua de Sangue, eclipse e Marte mais perto
É nesta sexta-feira! Quem olhar para o céu no começo da noite vai poder acompanhar o eclipse total da Lua, a Lua de Sangue e Marte ‘mais perto’. O eclipse total da Lua será o mais longo do século 21, com duração de 102 minutos. No Brasil, dependendo da localidade, será visível por cerca de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
É nesta sexta-feira! Quem olhar para o céu no começo da noite vai poder acompanhar o eclipse total da Lua, a Lua de Sangue e Marte ‘mais perto’. O eclipse total da Lua será o mais longo do século 21, com duração de 102 minutos. No Brasil, dependendo da localidade, será visível por cerca de uma hora, mas somente a metade final do eclipse. Além do fenômeno, será possível observar a Lua de Sangue.
Mas, calma! A Lua não vai ficar exatamente vermelha. É assim que é chamado o efeito laranja avermelhado que a Lua assume durante o eclipse total.
O início do eclipse total será às 15h30 (horário de MS), mas nesse horário a Lua ainda não é visível no Brasil. Para os campo-grandenses, a lua vai nascer no horizonte às 17h18 (horário de MS) e será possível ver o fenômeno apenas parcialmente até 18h19 (horário de MS). Será possível acompanhar o eclipse a olho nu, mas um binóculo ajuda ainda mais. A dica é procurar um local mais a leste e aberto, com pouca luz artificial.
A capital que terá maior visibilidade do eclipse será Recife e, quanto mais ao litoral, melhor será a visibilidade. De acordo com os astrônomos, não será possível acompanhar a totalidade do eclipse no Brasil, pois quando a lua aparecer no horizonte leste brasileiro no final da tarde, ela já estará eclipsada.
Além do eclipse e da Lua de Sangue, a visibilidade dos planetas no céu de julho está maior. principalmente Marte que está em máxima brilhância e estará próximo da Lua no dia do eclipse: Vênus está visível a oeste após o pôr do Sol, Júpiter já está alto no céu quando o Sol se põe, Saturno está visível também no início da noite a leste. Marte que está em máxima brilhância e estará visível a leste logo no início da noite, um pouco mais alto que a Lua.
Eclipse
Um eclipse ocorre sempre que um corpo entra na sombra de outro. Todo corpo extenso, ou seja, que não é um ponto, produz duas regiões de sombra: umbra e penumbra. A umbra é a região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte luminosa e a penumbra é a região da sombra que recebe alguma luz da fonte luminosa.O eclipse da lua é
O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.