Com vacina em baixa no estoque, prefeitura diz que situação é crítica

Secretaria segue sem previsão de nova remessa de vacina pentavalente 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Secretaria segue sem previsão de nova remessa de vacina pentavalente 

Os estoques da vacina pentavalente estão em nível crítico em Campo Grande, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A baixa severa se deve à falta de repasses do Ministério da Saúde. Conforme o órgão nacional, a situação é pontual por conta da demora da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em liberar 5 milhões de novas doses para os estados.

A situação de falta das vacinas foi relatada ao Jornal Midiamax por uma leitora que percorreu três unidades de saúde da Capital, buscando aplicar o reforço em seu filho de 1 ano e 3 meses. “Essa vacina é muito importante para as crianças desde os dois meses”, contou.

Até a última quinta-feira (15), as unidades visitadas por ela foram as UBS (Unidade Básica de Saúde) Tiradentes, UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Maria Aparecida Pedrossian e Jardim Noroeste, mas em todas, conforme a mãe, não havia vacinas e nem previsão de quando estariam disponíveis. “Está em falta na rede. Sem previsão [de chegada]”, disse.

Questionada sobre a falta nas unidades, a Sesau confirmou a baixa no estoque. “O estoque da vacina pentavalente nas unidades básicas de saúde da Sesau está em nível crítico devido ao não repasse do órgão nacional”, informou.

De acordo com a secretaria, a última remessa foi recebida no dia 12 de janeiro deste ano. Desde então, segundo a Sesau, que afirma ter feito a solicitação, não houve mais a entrega das vacinas para o Estado, responsável por enviar ao município. A assessoria da secretaria informou ainda que segue sem previsão para o recebimento de novas remessas.

Até a normalização dos estoques, a orientação da pasta é que os pais e responsáveis que queiram imunizar as crianças verifiquem na unidade mais próxima se ainda há vacinas disponíveis para aplicação. “Caso não haja disponibilidade, deve-se aguardar uma definição do Ministério da Saúde quanto ao reabastecimento”, informou.Com vacina em baixa no estoque, prefeitura diz que situação é crítica

Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que está trabalhando na regularização dos estoques nos casos pontuais, mantendo a distribuição de vacinas em todos país. No caso da pentavalente, o órgão explicou ainda que “há cerca de 5 milhões de doses no país aguardando liberação pela Anvisa”. A situação está sendo acompanhada pelo Ministério para ser resolvida rapidamente.

A nota ressalta ainda que a distribuição do órgão é feita com base nas solicitações das secretarias estaduais, conforme os estoques locais e nacionais disponíveis. “Os estados e DF são responsáveis por gerenciar e estabelecer um fluxo de distribuição podendo, inclusive, fazer o remanejamento caso haja necessidade”, informou.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

Conteúdos relacionados

lama
chuva de meteoros