Com até 5h de espera, pacientes reclamam de falta de médicos em UPA

Unidade estaria com apenas um médico atendendo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Unidade estaria com apenas um médico atendendo

Pacientes que precisaram de atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino tiveram que enfrentar um longo tempo de espera para serem chamados. Segundo relatos de pacientes, o saguão da unidade ficou lotado durante a manhã, sendo poucos atendidos. Já no início da tarde desta segunda-feira (2), a informação passada por funcionários era que apenas um clínico estava chamando. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que não houve atrasos ou faltas na unidade.

Conforme o relato de esteticista, que preferiu não se identificar, ela acompanhou uma colega de trabalho na UPA, chegando por volta das 8 horas e saindo aproximadamente às 13:45. Até o momento de ir embora, o saguão da unidade permanecia com muitos pacientes. “Lotado”, disse.

Segundo a esteticista, havia até uma pessoa deitada no chão e um idoso com a cabeça sangrando em quanto aguardava o atendimento, já que pela manhã poucas pessoas tinham conseguido atendimento. “O posto alega que não tem médico para atender. Somente pediatria. E na parte da manhã, só 10 pessoas foram atendidas”, contou.
No começo desta tarde, a esteticista explicou que apenas um médico estava atendendo. “Eles [funcionários da unidade] informaram que se tem 1 clínico atendendo é muito. Mas depois de rodarmos um pouco aqui, começaram a chamar os adultos”, disse.

Pouco antes das 14:00, a jovem informou ter chegado mais um médico para atender. “No caso, dois agora”, afirmou. 
Outro paciente relatou situação semelhante. O auxiliar de limpeza, Ulissio Henrique Lima, de 24 anos, foi até a unidade para acompanhar a esposa. O casal chegou por volta das 10 da manhã e conseguiu atendimento somente às 14:00.  
Segundo o acompanhante, havia pessoas aguardando atendimento desde às 8 horas da manhã. A informação recebida por ele pelos funcionários da unidade era de que os médicos da tarde só chegariam às 14:00. “Uma enfermeira falou que os médicos chegam às 14:00. Como pode isso ocorrer?”, comentou.

Sesau informou que não houve faltas ou atrasos dos médicos na UPA Cel. Antonino. “Durante o período da manhã, 5 clínicos e 6 pediatras estavam fazendo o atendimento na unidade. Já no período vespertino o quadro segue com 6 médicos clínicos e 5 pediatras”.Com até 5h de espera, pacientes reclamam de falta de médicos em UPA

A secretaria disse ainda que os números de profissionais escalados para fazer o atendimento nas unidades são “divulgadas diariamente através do site da Prefeitura Municipal de Campo Grande e da Secretaria Municipal de Saúde, além do Facebook da SESAU”. Foi reforçado ainda que a escala pode ser consultada pelo número do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o 192, além das escalas fixadas na recepção das unidades.

Sobre a demora no atendimento, a Sesau explicou que “é decorrente da alta demanda, principalmente de casos classificados como azul ou verde, ou seja, de menor gravidade e que, pelo protocolo, têm até no mínimo 4 horas para serem atendidos”, ressaltando que os casos de urgência são atendidos de imediato.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

Conteúdos relacionados

humap vagas