Campo Grande terá o primeiro Centro-Dia de microcefalia do Brasil
Assessoria A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), assinou nesta quarta-feira(29) o Termo de Parceria para a implementação e ampliação da rede de assistência para serviço de Centro-Dia destinada à crianças de zero a seis anos com microcefalia e deficiências associadas e suas famílias. O Centro- Dia de Microcefalia, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Assessoria
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), assinou nesta quarta-feira(29) o Termo de Parceria para a implementação e ampliação da rede de assistência para serviço de Centro-Dia destinada à crianças de zero a seis anos com microcefalia e deficiências associadas e suas famílias.
O Centro- Dia de Microcefalia, vinculado a Proteção Social Especial de Média Complexidade, caracteriza-se como um serviço tipificado e previsto dentro da Política de Assistência Social , especializado no atendimento integral às crianças com microcefalia e doenças associadas, bem como de suas famílias.
A unidade instituída nos municípios com maior incidência do Zika vírus e que aderiram ao cofinanciamento federal, facilita o acesso ao direito constitucional à educação, articulando com sistemas locais de educação e com os setores da saúde, centros especializados em reabilitação (CER), serviços de tratamento e avaliação diagnóstica, rede de atenção psicossocial, estratégias de acessos a medicamentos, órteses e próteses, tecnologia assistida e demais atenções em saúde do SUS, para ampliar as condições de acesso das famílias.
A primeira unidade do Brasil dará acesso às famílias aos serviços e fortalecimento de vínculo, de convivência social, comunitária, familiar, trabalhando o protagonismo das mães, do cuidador. O trabalho direcionado à criança ofertará fisioterapia, fonoaudióloga, terapia ocupacional, assistência social, psicólogos e também acesso a rede socioassistencial. “Se por ventura algum serviço não pode ser contemplado aqui, a gente encaminha para a rede para que possa atuar com essa família” explicou Marcilene Rodrigues, Gerente de Média Complexidade da SAS.
Emocionada, a presidente da Associação, Íris Moreira contou que quase fechou as portas por falta de recurso. “O atendimento às crianças é muito especializado e os recursos necessários para o tratamento são custos elevados. Nesses dez anos, sobrevivemos apenas de doações e da empatia popular. Desesperada, prestes a fechar as portas, corri até o gabinete do prefeito, que logo já chamou a vice-prefeita e o secretário. Ganhei novas esperanças!”
Pra uma mãe não é fácil receber a notícia de que seu filho terá microcefalia. A íris teve a coragem que poucos tem de enfrentar todas as dificuldades para cuidar de pessoas com deficiência e suas famílias. Através da Secretaria, a unidade terá em média o recurso de R$360mil por ano”, explicou o prefeito Marquinho Trad.
“Com o apoio da e400A2408 (Copy)quipe técnica da SAS orientamos e guiamos a Íris e conseguimos manter o Renasce. É um trabalho árduo, de formiguinha. Ainda tem muito a ser feito, mas agora sem o medo de precisar fechar.” Completou a vice-prefeita Adriane Lopes.
Para o Secretário José Mário Antunes da Silva, é um ganho significativo para a sociedade de Campo Grande. “É o primeiro espaço, o primeiro Centro do Brasil destinado à esse público, que com a assinatura desse termo estaremos dobrando os atendimentos para crianças com microcefalia. O recurso que vem via MDS destinado ao Centro Dia de Microcefalia e por termo de parceria está sendo alocado ao Renascer, atenderá num primeiro momento a faixa etária de 0 a 6 anos, e num segundo momento poderemos atingir o público adolescente” explicou o titular da SAS.
A associação
A Renasce Uma Nova Esperança, oferece o amparo gratuito à crianças que sofrem de doenças graves como microcefalia, hidrocefalia, paralisia cerebral e holoprosenfalia (mal formação no cérebro e na face). Em seus atendimentos incluem-se fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e assistências por meio de benefício eventuais.
A Renasce Uma Nova Esperança está localizada na Avenida Madri, nº 300 – Vila Alba. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. O Telefone para contato é o (67) 3044-5530.
Notícias mais lidas agora
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
- Idoso morre após se engasgar com pedaço de carne no Centenário em Campo Grande
- Fotógrafo fez vítima olhar fotos com ‘reações’ a abuso sexual em estúdio de Campo Grande
Últimas Notícias
Justiça absolve bombeiros presos após ‘farra’ em hotel no interior de MS
Bombeiros em estágio probatório estavam de serviço na cidade quando os fatos ocorreram
Deputados aprovam Lei Orçamentária Anual no valor de R$ 26,4 bilhões para 2025
Aprovação fez parte da Ordem do Dia da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul)
É lançado edital que visa promover a cultura geek e nerd no MS
As inscrições começam em 13 de dezembro deste ano, e seguem até 25 de janeiro de 2025
Aliançados bate o martelo, fecha unidades e decide individualizar administração
Denúncia foi feita por ex-membro da comunidade à reportagem do Jornal Midiamax
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.