Trilhos da antiga RFFSA são roubados à luz do dia na saída para Três Lagoas
A Polícia foi acionada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Polícia foi acionada
O que poderia ficar para a história está sendo depredado. Cerca de 30 metros dos trilhos desativados da estrada de ferro da antiga RFFSA foram cortados e removidos próximo ao Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. Os moradores e comerciantes do local pouco ou nada sabem.
A denúncia foi feita por um leitor do Jornal Midiamax, que preferiu não se identificar. Neste domingo (22) ele passou pelo local fazendo uma trilha e estranhou a degradação da estrada de ferro. “Estão destruindo patrimônio público, isso aí tem uma história de longa data”, lamenta.
Segundo Débora Belalian Figueiró, moradora do loteamento Santa Maria, o fato aconteceu há aproximadamente 3 semanas. “Passei por lá de manhã quando me dirigia para o trabalho e vi vários homens e veículos no local, mas não imaginei que iriam roubar os trilhos. Quando voltei no final do dia, vi que tinham tirado vários deles. Meu pai, que vinha logo atrás parou e perguntou o quem eram eles e o que estavam fazendo, mas eles fugiram sem dizer nada”, relata.
Débora diz que depois disso, não voltaram mais ao local, mas que seu pai, Ricardo Figueiró, na ocasião acionou a polícia. Pelas fotos é possível ver que o trabalho foi interrompido e saíram às pressas, pois um pedaço do trilho que já haviam cortado, permanece no local. Em outra foto, vê-se cortes não finalizados.
A presidente da associação de moradores do loteamento Santa Maria, Cláudia Volpini disse que estava em viagem e ficou sabendo dos fatos por Ricardo Figueiró. “Quem viu e fez as ocorrências foi ele. Na verdade o trilho é de propriedade particular. O material deve ter um alto valor comercial. É uma pena, porque não deixa de ser uma referência. Ninguém mexe e de repente aparecem estranhos… E fugiram, conforme ele me contou. Parece ter sido algo bem planejado. Mas não temos a menor ideia de quem possa ter feito isso”, declara.
A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Rumo, empresa de logística que opera as malha viária em Mato Grosso do Sul que, em nota, declarou que fará um levantamento completo da área para apurar a situação. A empresa também registrará um Boletim de Ocorrência e abrirá uma investigação. A segurança será reforçada na região para impedir ações como estas.
Importância histórica
O primeiro trem chegou na Estação Central de Campo Grande em 1914. Naquele tempo a linha ainda não fazia parte da RFFSA (Rede Ferroviária Federal SA). Três anos depois a estrutura local foi ligada ao trecho da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que fazia o trecho paulista Bauru-Itapura. Apenas em 1975 foi incorporada à RFFSA.
A ferrovia foi privatizada em 1996 e a empresa Novoeste passou a tomar conta da malha ferroviária. Em 2004 os trilhos foram desativados.
WhatsApp: fale com os jornalistas do Jornal Midiamax
O leitor enviou denúncia ao WhatsApp da redação, no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem diretamente com os jornalistas do Jornal Midiamax. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.