TJ intermedia acordo entre Executivo e HU para realização de cirurgias ortopédicas

Medida pretende reduzir custos de procedimentos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Medida pretende reduzir custos de procedimentos

Para reduzir custos de cirurgias eletivas de órteses e próteses que muitas vezes são judicializadas e realizadas na rede particular, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) está intermediando uma série de reuniões entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Campo Grande e HU (Hospital Universitário), vinculado à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O quarto encontro do Comitê Estadual do Fórum Judiciário para a Saúde será realizado nesta sexta-feira (10), a partir das 8 horas, no Salão Pantanal sob a coordenação do Des. Nélio Stábile.

O evento irá reunir autoridades judiciais, do executivo municipal e estadual e de setores da saúde. A proposta do Termo de Cooperação entre Governo, Prefeitura e HU visa a realização de cirurgias ortopédicas no hospital com recursos federais.

TJ intermedia acordo entre Executivo e HU para realização de cirurgias ortopédicas

Judicialização

A judicialização de cirurgias ortopédicas é recorrente, já que Estado e o Município nem sempre tem condições de atender tais casos em suas redes de saúde. A realização de cirurgias de órteses e de próteses acabam demandadas na justiça. Com a decisão de um juiz, o Executivo tem que arcar com os custos na rede privada, o que pode ter um custo alto.

A proposta é que o Hospital Universitário ceda o espaço e seu corpo médico e o Estado e Município arquem com as órteses e próteses e outras despesas.

Para esta reunião do Comitê de Saúde também estão pautados outros temas para apresentação e deliberação, principalmente para a diminuição da litigiosidade em questões de saúde.

 

Conteúdos relacionados

cobra