‘Sem banco’ há 52 dias, moradores de cidade no sul de MS trancam o Banco do Brasil

Somente serviços do caixa eletrônico eram feitos

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Somente serviços do caixa eletrônico eram feitos

Moradores de Tacuru – cidade a 416 quilômetros ao sul do Estado- fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (13) e bloquearam a entrada da agência do Banco do Brasil. A cidade tem, segundo estimativa do IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística), 11.284 mil habitantes que estão praticamente sem agências bancárias no município.

De acordo com o sitiante Alberto Duarte Lopes, a agência do Banco do Brasil está fechada desde 22 de setembro. Três funcionários foram afastados por supostas irregularidades e, com isso, sobraram apenas dois bancários. Agora, somente os caixas eletrônicos funcionam no local.

Segundo Lopes, a população e os comerciantes precisam se deslocar 50 ou 70 quilômetros até as cidades de Sete Quedas ou Amambai para achar uma agência bancária. O problema é agravado, pois a Caixa Econômica Federal e a Lotérica já estavam fechadas e o Bradesco possui apenas um ponto com limite diário para movimentação.

‘Sem banco’ há 52 dias, moradores de cidade no sul de MS trancam o Banco do Brasil

O sitiante ainda cita que aposentados e o moradores das duas comunidades indígenas da cidade sofrem mais ainda. “A gente consegue fazer um pagamento pela internet. Mas, eles não. Os aposentados ficam sem orientação”.  

Durante essa manhã, comerciantes bloquearam a entrada da agência com carros de boi e máquinas agrícolas. Segundo Lopes, o prefeito, o vice-prefeito e o presidente da Câmara Municipal estiveram no local e a promessa foi de tomar uma atitude dura, como a retirada da folha de pagamento, caso o banco não resolva a situação.

O Banco do Brasil informou ao Jornal Midiamax  que o fechamento da agência é motivado por fatores relacionados à violência e que os clientes podem utilizar correspondentes bancários e casas lotéricas. 

Leia nota na íntegra

O Banco do Brasil avalia continuamente a estrutura e funcionamento da sua rede de agências. A análise de fatores como segurança, rotina e hábitos de cada praça definem a sustentabilidade do negócio. Várias de nossas dependências tiveram suas estruturas comprometidas em razão das ações criminosas ao longo dos últimos anos, inclusive as que estavam em fase final de obras de recomposição. 

Essas ocorrências criminosas têm levado a contingenciamentos, suspensão temporária ou mesmo definitiva do atendimento em alguns municípios do país. O BB lamenta os transtornos ocasionados por fatores alheios à sua vontade. Eventos de sinistro prejudicam a integridade física e emocional de clientes, funcionários e prestadores de serviços. Há ainda o custo financeiro de valores subtraídos e investimentos na recomposição das agências e imóveis de terceiros eventualmente danificados. 

Como alternativa à suspensão do atendimento, os clientes podem utilizar correspondentes bancários e casas lotéricas para saques e consulta a saldos e extratos, além da rede Banco 24 Horas para transações de saques, consulta a saldos e extratos, recebimento de benefício e pagamento de contas.

Além dos canais de atendimento físico, os clientes podem realizar transações diversas pela internet, pelo aplicativo mobile e pela central de atendimento, através do telefone 4004-0001 em capitais ou 0800 729 0001 em demais cidades do país. 

Associado a essas alternativas, o BB busca sistematicamente ampliar a emissão e aceitação dos cartões de crédito e débito para o consumo de produtos e serviços em substituição ao papel moeda, com ganhos de agilidade e conveniência”.

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