Minuta do Plano Diretor está disponível, mas ainda recebe sugestões
Última audiência pública acontecerá em outubro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Última audiência pública acontecerá em outubro
A minuta do Projeto de Lei de Revisão do Plano Diretor de Campo Grande foi disponibilizada pela Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) nesta segunda-feira (25). O trabalho, iniciado ainda na gestão passada, foi interrompido por uma ação proposta pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul). Após reuniões e consultas públicas, mais de 900 pessoas participaram e 3,3 mil formulários foram preenchidos.
A minuta ficará disponível até dia 9 de outubro de 2017 na Câmara Municipal de Campo Grande, quando será realizada uma audiência pública para um debate final com a população. Até esta data, a população ainda pode participar com ideias e sugestões pelo site do Plano Diretor ou da Planurb.
O documento conta com 142 artigos e, para a diretora presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues, estabelecem conceitos modernos de cidade sustentável, eficiente e descentralizada. “A inovação começa pelo nome, que agora passa a ser Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), além de propor diretrizes importantes para o desenvolvimento urbano como Imposto Progressivo, IPTU Incentivado, valorização e recuperação do Patrimônio Cultural, vazios urbanos, meio ambiente, entre outros”. elenca.
Segundo Berenice, os 74 bairros passam a ser prioridade no Plano, o que deve permitir que os gestores municipais tenham uma visão ampliada de planejamento sobre as infraestruturas urbanas. “A Gestão democrática ganhará peso, estamos propondo a criação da câmara de bairro, uma eficiente plataforma de planejamento e participação social que vai se juntar os Conselhos Regionais existentes, permitindo assim que os moradores sejam protagonistas de planos e projetos para a cidade”. esclarece.
O Plano Diretor e a participação popular
As 74 reuniões agendadas em cada bairro de Campo Grande iniciaram com baixa participação da população. Apenas 908 campo-grandenses compareceram aos locais onde o assunto foi debatido. Entretanto, mais de 3,3 mil formulários foram recolhidos, com o esforço de líderes e presidentes de bairro.
Durante a segunda fase das reuniões, realizadas em cada região da Capital, Berenice avaliou com positividade o resultado das audiências já realizadas. “As propostas estão indo de encontro com o que a população tem reivindicado. As solicitações mais comuns são lazer, cultura e prática de esporte, além de segurança. Esperamos ter um plano que seja mais próximo possível das solicitações da população”, disse a titular da Planurb.
As principais solicitações elencadas pela população foram em relação a áreas de lazer, cultura, esporte e questões relativas à segurança. Além disso, líderes de entidades ligadas à revisão do Plano Diretor acreditam que o documento final poderá mudar a cidade em alguns pontos, como por exemplo a alteração do perímetro urbano de Campo Grande, a resolução dos vazios urbanos e a adoção do IPTU progressivo
O edital de convocação para audiência pública, assim como o regulamento de participação, além da minuta do projeto de lei de revisão do plano diretor e seus anexos estão disponíveis para a consulta nos sites do Plano Diretor ou da Planurb.
É possível participar e contribuir com ideias e sugestões na minuta do projeto de lei, pelo e-mail [email protected] até às 17h30min do dia 9 de outubro de 2017.
A audiência acontecerá no dia 9 de outubro de 2017, às 18h30min na Câmara Municipal de Campo Grande – Av. Ricardo Brandão, 1.600 – Jatiuka Park.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.