Em Corumbá, temporal trouxe em 1h metade da chuva esperada para janeiro
Chuva alagou centro, derrubou árvores e pode diminuir focos de queimada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Chuva alagou centro, derrubou árvores e pode diminuir focos de queimada
Em Corumbá – 444 km de Campo Grande – o temporal desta quinta-feira (12) registrou um volume de água que bateu records na cidade pantaneira. Choveu, em uma hora, mais da metade do que era esperado para o mês de janeiro. Os dados são das PCD’s (Plataformas de Coleta de Dados Ambientais), ligadas ao Cemanden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) nas escolas municipais Almirante Tamandaré e Luiz Feitosa Rodrigues. A média pluviométrica de janeiro, conforme explica o jornal Diário Online, é 145,8 milímetros de chuva de uma série histórica de 30 anos.
A chuva começou por volta das 15h45, logo após o tempo fechar e escurecer. Os ventos atingiram rajadas de 53,64 km/h, conforme o jornal. Na escola Luiz Feitosa Rodrigues, localizado na área central, o pluviômetro marcou 70,6 milímetros. Já na parte mais elevada de Corumbá, outra plataforma instalada na escola Almirante Tamandaré registrou 77,8 milímetros de precipitação. A chuva também movimentou o trabalho da Polícia Militar, de acordo com o Diário Online.
O jornal explica que o 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3ºGBM) recebeu diversos chamados. Foram 20 pontos de alagamento na cidade, a maior parte na região do Guanã, área mais elevada. Duas árvores caíram sobre residências. O Corpo de Bombeiros alerta que não houveram feridos.
Ruas centrais também tornaram-se lagos na cidade, a exemplo da Antônio Maria, Porto Carrero, Frei Mariano, Cabral e 7 de Setembro entre Dom Aquino e 13 de Junho, General Dutra (Maria Leite) e alameda Vera Cruz (Universitário). Galerias pluviais da área central ficaram entupidas.
Queimadas – Um aspecto positivo do temporal, segundo explica o Diário Online, é que a chuva pode diminuir focos de queimadas que atingem a vegetação pantanteira ao norte da cidade. Nesta sexta-feira (13), equipes do 3º GBM vão vistoriar a área, e a previsão é de sol com chuva rápida durante o dia e noite. A temperatura deverá oscilar entre 24 e 32 graus Celsius.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.