Provas começam ao meio-dia 

Estudantes de todo o Brasil realizam a primeira fase do (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (5). Em Mato Grosso do Sul foram 92.300 inscritos, número 33,9% mais baixo do que no ano passado que atingiu 139.637, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A segunda fase ocorre no próximo domingo (12).

Hoje o exame será aplicado na área de Ciências Humanas (45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia) e Linguagens e Códigos (45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira), além da redação que tem o tema revelado somente na abertura dos cadernos. No dia 12 é a vez das provas de Ciências da Natureza (45 questões de biologia, química e física) e Matemática (45 questões).

O horário oficial de fechamento dos portões dos locais de provas é às 13h de Brasília, portanto meio-dia em Mato Grosso do Sul. É obrigatória a apresentação de documento com foto, sendo carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Com menos 33% de inscritos em MS, estudantes 'encaram' Enem neste domingo

Levando em consideração as mais de quatro horas permitidas para o término da prova, os lanchinhos estão liberados, porém todas as embalagens devem estar lacradas por questão de segurança.

Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala. Vale lembrar que em todas as salas há um fiscal responsável por verificar se todas as exigências estão sendo cumpridas.

Itens proibidos

É o proibido o uso de lápis, chaves, livros, manuais, borracha, anotações, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, impressos, lapiseira, óculos escuros, caneta de material não transparente, dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes).

Regional

Do total de participantes de Mato Grosso do Sul, 57,8% são mulheres e 42,2% são homens. Neste ano, a maioria tem entre 21 e 30 anos (31.365), seguido dos que têm entre 31 e 59 anos (16.647) e 17 anos (11.460). Os idosos também entraram na lista e, ao todo, 179 pessoas com 60 anos ou mais vão fazer a prova.

Dos participantes, 30,9% são pagantes; 48,8% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função de Lei ou do Decreto; e 20,3% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017. Em relação à situação de ensino; 64,4% já concluiu o Ensino Médio; 23,7% é concluinte este ano.