Aprovados em concurso protestam contra ‘queda de braço’ de Prefeitura e MPE
Agentes de saúde pedem que a Prefeitura pare de recorrer na Justiça
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Agentes de saúde pedem que a Prefeitura pare de recorrer na Justiça
Foram cerca 1 mil aprovados, em 2016, no concurso para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias no âmbito da Sesau (Secretaria municipal de saúde pública). O problema, no entanto, é que o MPE-MS (Ministério Público Estadual) constatou irregularidade no TAF (Teste de Aptidão Física) – uma das fases do concurso – e o caso foi parar na Justiça. Parte desse grupo protesta, nesta terça-feira (18), em frente ao Paço Municipal. O que eles pedem é que a Prefeitura pare de recorrer contra a decisão que suspendeu o teste.
O MPE-MS (Ministério Público Estadual), por meio do promotor Fernando Zauppa, recomendou à administração que suspendesse o teste em razão dessa avaliação ser ilegal, segundo normativa federal que regulamenta a profissão. Ao ‘ignorar’ a recomendação, a Prefeitura foi alvo de ação civil pública.
O juiz David de Oliveira Gomes Filho deu parecer favorável ao pedido e argumentou sobre a lei em questão. “Ademais, registra-se que a Lei Federal que regulamenta a atividade de Agente Comunitário de Saúde (11.350/2006) não prevê a exigência de Teste de Aptidão Física para os respectivos cargos, nem mesmo no artigo 9º2, citado pelo Município de Campo Grande, MS, em sua defesa preliminar. Como visto, o autor demonstrou a presença dos requisitos descritos no artigo 311,II, do CPC/2015, suficientes para a concessão da tutela de evidência pretendida”.
Em outubro de 2016, a Prefeitura recorreu e ingressou com agravo para tentar reverter decisão de primeiro grau. Uma das aprovadas no processo seletivo, Priscila Teodoro, 27, explica que após tomar posse, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) prometeu, durante reunião, acatar e decisão e não recorrer. Ela declara que não foi o que o que ocorreu. A Prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, não quis comentar.
“A gente conversou com o Prefeito Marcos Trad, sentamos com ele, depois que o Bernal saiu, e ele prometeu na reunião, que não iria mais recorrer, que ia dar andamento ao concurso, ia chamar as pessoas e não ia mais recorrer, só que infelizmente recorreu, mais uma vez”, comentou ela.
No processo o promotor especifica que o processo seletivo não seria anulado, e que apenas o TAF seria desconsiderado. A prova para averiguar o preparo físico dos candidatos foi obrigatória, com exigência de levantamento de peso, corrida e bicicleta.
“Fica essa briga na Justiça. O MPE quer que cancele, a Prefeitura recorre, e cada vez que eles recorrem o concurso para, a gente não consegue trabalhar. Na verdade, o concurso já tinha sido até homologado, só que como o juiz mandou incluir as pessoas que tinham sido reprovadas no TAF para fazer o curso introdutório, a Prefeitura já chamou eles, já fizeram o curso introdutório, só que como a Prefeitura recorreu novamente não saiu essa nova homologação”, explica ela
“Tudo que a gente quer é que o prefeito dê andamento no concurso e pare de recorrer”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.