Reunião na Câmara discute, mas aumento do passe continua sendo mistério
Estudos sobre reajuste não foram concluídos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estudos sobre reajuste não foram concluídos
Continua o impasse sobre o reajuste da tarifa do transporte público em Campo Grande. Na manhã desta segunda-feira (7) representantes do setor de transporte, da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados), Comissão Permanente de Transporte e Trânsito e a equipe de transição do prefeito eleito, Marquinhos Trad (PSD) participaram de uma reunião para discutir o assunto, porém, não chegaram a uma conclusão.
Segundo o vereador Chiquinho Telles (PSD), membro da Comissão Permanente de Transporte e Trânsito da Câmara Municipal de Campo Grande, durante a discussão os empresários apresentaram diversas justificativas para o aumento no valor da tarifa. Entre as alegações, citaram a queda no número de usuários do transporte coletivo e aumento de despesas com combustível e salário dos motoristas.
“Eles fizeram uma choradeira. Justificaram que vem sendo observado a cada ano queda no número de passageiros, mas isso é culpa dos próprios empresários que não oferecem serviço de melhor qualidade ao usuário”, observa.
De acordo com o parlamentar, a Agereg não apresentou valores referentes ao reajuste e disse que os levantamentos ainda não foram concluídos.
O estudo que determina o valor da tarifa tem duração, em geral, de um mês e leva em consideração índices oficiais do período mais próximo a data do reajuste. O percentual de aumento não precisa ser aprovado pela Câmara Municipal.
Para calcular de quanto será o reajuste, são levados em consideração a variação do preço do combustível -diesel-, o percentual de reajuste do salário do motorista -por meio de convenção coletiva da categoria-, o INPC (Índice de Preços ao Consumidor )acumulado, o IPCA-Oferta Global – valores entre a data de cálculo da tarifa em vigor e a data de elaboração do cálculo do reajuste)- e o número de passageiros pagantes por quilômetro equivalente nos últimos doze meses.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.