Primeiro dia de Campanha de Multivacinação é tranquilo em Campo Grande
Procura é baixa nas unidades de saúde
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Procura é baixa nas unidades de saúde
Campanha Nacional de Multivacinação 2016 que tem como público alvo crianças menores de cinco anos e com idade de 9 anos até adolescentes de 15, começou tranquila. Na manhã desta segunda-feira (19), o movimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Campo Grande, onde as doses são distribuídas, foi pequeno.
Técnica em enfermagem, responsável pela vacinação na UBS 26 de Agosto – Doutor. Jair Garcia de Freitas – Gleiciane Terra, afirma que até às 8h30 apenas cinco crianças foram atendidas. “A procura ainda é baixa”, afirma.
Na UBS Nova Bahia, a situação não foi muito diferente. Até ás 9 horas, sete crianças foram imunizadas. “Isso é normal porque estamos sempre atualizando as carteirinhas. Nossa cobertura é muito boa. Os pais vêm mesmo para que os filhos tomem as vacinas periódicas”, observa.
Gerente técnica do serviço de imunização, Simone Silva Higashi Coutinho, diz que a expectativa é de que a procura aumente nos próximos dias, no entanto, frisa que a campanha é diferente, pois o objetivo é colocar em dia as imunizações de crianças e adolescentes que estão dentro da faixa etária estabelecida.
“É uma campanha diferenciada porque nosso objetivo é acertar a careteira de vacinação desse público e a nossa cobertura tem sido alta de 90 a 95%. É muito provável que a procura seja baixa porque os pais já têm mantido a carteira de imunização em dia, mas é possível que aumente nos próximos dias. Acreditamos que os pais das crianças e adolescentes que ainda não estão imunizados aproveitem a campanha para que os filhos tomem as doses”, declara.
Simone explica que não é possível estimar o número de pessoas que devem ser imunizadas. “Não temos uma estimativa, justamente, porque a campanha é para colocar as carteirinhas em dia. Então não temos uma quantidade específica”.
Amanda Letícia Ferreira Nascimento, mãe de Nicole, de apenas nove meses, sabia sobre a campanha, no entanto, explica que levou a filha para tomar a vacina periódica. “Trouxe porque ela já precisava tomar a dose de febre-amarela”, afirma.
Larissa Senarezi, de 35 anos, mora em Bela Vista. Ela diz que veio para Campo Grande para levar o filho de 1 ano e três meses ao pediatra e aproveitou para atualizar o cartão de vacinação. “Como ele já tinha consulta com o pediatra e precisava tomar as vacinas, já aproveitei para fazer tudo em um dia só. Nem estava sabendo sobre a campanha”, diz.
A Campanha de Multivacinação começou nesta segunda-feira (19) e segue até o próximo dia 30. Para Mato Grosso do Sul foram e enviadas 593,4 mil doses.
As doses recebidas são de HPV, aplicada em meninas de 9 a 13 anos; BCG (Poliomielite) – que deve a crianças de 2, 4 e 6 meses, além do reforço de gotinha aos 15 meses e aos 4 anos; Pneumonia – para bebês de 2 e 4 meses e reforço aos 12 meses e Meningite – para crianças de 3 e 5 meses de idade, e a dose de reforço aos 12 meses.
Além das vacinas específicas enviadas para o Estado, a Gerente técnica do serviço de imunização de Campo Grande frisa que no período da Campanha de Multivacinação, todas as vacinas destinadas à crianças de até cinco anos e com 9 até adolescente de 15 anos incompletos, serão disponibilizadas.
Notícias mais lidas agora
- Jogo do bicho sobrevive em Campo Grande enquanto ‘guerra pelo controle’ segue nos bastidores
- Ex que matou Simone com tiro em granja e usou carro furtado para fugir se entrega à polícia
- Vítima da ‘golpista do bocão’ em MS gasta mais de R$ 20 mil para retirar PMMA da boca
- Noite atípica: 4 policiais tiveram que atender mais de 30 flagrantes de violência doméstica na Deam
Últimas Notícias
Ministro da Educação, Camilo Santana, cumpre agenda em Campo Grande nesta quarta-feira
O governador Eduardo Riedel (PSDB) também participará de compromisso na Capital
STJ acolhe pedido do MPMS em caso de violência doméstica contra criança de 12 anos
Criança foi vítima de agressão física praticada pela própria mãe
Mulher pede socorro em sítio ao ser ameaçada pelo marido com facão e arma de fogo em Dois Irmãos do Buriti
Ele foi preso em flagrante com um revólver Rossi cal.32, sem numeração de registro aparente
Audiência pública discute impactos da ampliação de shopping em Campo Grande
A ampliação do shopping Campo Grande prevê 150 lojas satélites, uma loja semi-âncora, duas megalojas e uma nova área gastronômica
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.