Primeiro dia de Campanha de Multivacinação é tranquilo em Campo Grande
Procura é baixa nas unidades de saúde
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Procura é baixa nas unidades de saúde
Campanha Nacional de Multivacinação 2016 que tem como público alvo crianças menores de cinco anos e com idade de 9 anos até adolescentes de 15, começou tranquila. Na manhã desta segunda-feira (19), o movimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Campo Grande, onde as doses são distribuídas, foi pequeno.
Técnica em enfermagem, responsável pela vacinação na UBS 26 de Agosto – Doutor. Jair Garcia de Freitas – Gleiciane Terra, afirma que até às 8h30 apenas cinco crianças foram atendidas. “A procura ainda é baixa”, afirma.
Na UBS Nova Bahia, a situação não foi muito diferente. Até ás 9 horas, sete crianças foram imunizadas. “Isso é normal porque estamos sempre atualizando as carteirinhas. Nossa cobertura é muito boa. Os pais vêm mesmo para que os filhos tomem as vacinas periódicas”, observa.
Gerente técnica do serviço de imunização, Simone Silva Higashi Coutinho, diz que a expectativa é de que a procura aumente nos próximos dias, no entanto, frisa que a campanha é diferente, pois o objetivo é colocar em dia as imunizações de crianças e adolescentes que estão dentro da faixa etária estabelecida.
“É uma campanha diferenciada porque nosso objetivo é acertar a careteira de vacinação desse público e a nossa cobertura tem sido alta de 90 a 95%. É muito provável que a procura seja baixa porque os pais já têm mantido a carteira de imunização em dia, mas é possível que aumente nos próximos dias. Acreditamos que os pais das crianças e adolescentes que ainda não estão imunizados aproveitem a campanha para que os filhos tomem as doses”, declara.
Simone explica que não é possível estimar o número de pessoas que devem ser imunizadas. “Não temos uma estimativa, justamente, porque a campanha é para colocar as carteirinhas em dia. Então não temos uma quantidade específica”.
Amanda Letícia Ferreira Nascimento, mãe de Nicole, de apenas nove meses, sabia sobre a campanha, no entanto, explica que levou a filha para tomar a vacina periódica. “Trouxe porque ela já precisava tomar a dose de febre-amarela”, afirma.
Larissa Senarezi, de 35 anos, mora em Bela Vista. Ela diz que veio para Campo Grande para levar o filho de 1 ano e três meses ao pediatra e aproveitou para atualizar o cartão de vacinação. “Como ele já tinha consulta com o pediatra e precisava tomar as vacinas, já aproveitei para fazer tudo em um dia só. Nem estava sabendo sobre a campanha”, diz.
A Campanha de Multivacinação começou nesta segunda-feira (19) e segue até o próximo dia 30. Para Mato Grosso do Sul foram e enviadas 593,4 mil doses.
As doses recebidas são de HPV, aplicada em meninas de 9 a 13 anos; BCG (Poliomielite) – que deve a crianças de 2, 4 e 6 meses, além do reforço de gotinha aos 15 meses e aos 4 anos; Pneumonia – para bebês de 2 e 4 meses e reforço aos 12 meses e Meningite – para crianças de 3 e 5 meses de idade, e a dose de reforço aos 12 meses.
Além das vacinas específicas enviadas para o Estado, a Gerente técnica do serviço de imunização de Campo Grande frisa que no período da Campanha de Multivacinação, todas as vacinas destinadas à crianças de até cinco anos e com 9 até adolescente de 15 anos incompletos, serão disponibilizadas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.