Céu vermelho de poeira chamou a atenção dos moradores

Ventos fortes com rajadas de quase 40 quilômetros por hora fizeram a poeira tomar conta do céu no final da manhã desta sexta-feira (11) em , município distante 228 quilômetros de Campo Grande. Em pouco mais de uma hora, a temperatura caiu mais de 13 graus na cidade, mas a chuva que parecia certa ainda não caiu até a publicação dessa matéria.

De acordo com o Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, às 11h33 foram registradas rajadas de 38 quilômetros por hora na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Apontadas como fortes na escala de Beaufort, que “classifica a força dos ventos em 11 categorias, desde Calmo (velocidade inferior a 2 km/h, escala 0) até Tornado (velocidade superior a 100 km/h, escala 10)”, fizeram a terra vermelha típica dessa região subir e deixar o céu vermelho de poeira.

Essa situação motivou inúmeros registros fotográficos de pessoas impressionadas. Também chamou a atenção a acentuada queda de temperatura que ocorreu nesse mesmo horário, superior a 13 graus celsius.

Conforme dados apurados pela estação meteorológica da Embrapa, Dourados teve temperatura máxima de 32.4ºC às 10h47, que precedeu a mínima registrada até agora nesse dia, de 18.7ºC às 11h55. O “refresco” veio justamente depois que a sensação térmica chegou a 35.0ºC, às 11h.

Apesar do tempo que formou, não caiu uma gota sequer, segundo o Boletim Guia Clima. No entanto, o portal Climatempo indica que há previsão de 19 milímetros para esta sexta-feira em Dourados.