Mais de 1,4 mil audiências serão realizadas na Semana de Conciliação Trabalhista em MS

Em todo o país, a previsão é de 30 mil

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Mutirão de conciliação – Ilustrativa (Foto: banco de imagens)

Em todo o país, a previsão é de 30 mil

Durante a II Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que acontece entre os dias 13 e 17 de junho, devem ser realizadas 1.411 audiências em Mato Grosso do Sul. Em todo o país, a estimativa é que mais de 30 mil audiências conciliatórias sejam realizadas entre empresas e trabalhadores.

De janeiro a maio de 2016, a Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul já recebeu 18.129 novos processos e solucionou 17.819. No Primeiro Grau, houve aumento de 8,23% na quantidade de ações trabalhistas e de 15% no número de processos julgados no Estado.

O objetivo da semana é que patrões e empregados firmem acordos e solucionem suas ações trabalhistas, reduzindo o número de processos que abarrotam os tribunais e varas.

O CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho) organiza a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista nos 24 Tribunais Regionais do Trabalho, envolvendo magistrados, servidores, advogados e as partes. Este ano, a campanha tem o slogan ‘Conciliação: você participa da solução’, ressaltando que a conciliação é fruto de um gesto de boa vontade e que todos os envolvidos participam da solução.

Em 2015, mais de 26 mil acordos foram firmados na I Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, resultando em R$ 446 milhões. Em Mato Grosso do Sul foram realizadas 1.238 audiências de 1º e 2º graus no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, com 3.941 pessoas atendidas. Foram fechados 369 acordos que somaram R$ 6.396.924,60 em conciliações.

Programação

Em virtude do feriado municipal em comemoração ao padroeiro de Campo Grande, Santo Antônio, a solenidade de abertura da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista será realizada no dia 14 de junho, próxima terça-feira, às 11 horas, no Fórum Trabalhista de Campo Grande, na Rua João Pedro de Souza, nº 1.025. 

As audiências serão realizadas ao longo de toda a semana nas 26 Varas do Trabalho da Capital e do interior e, na Segunda Instância, no Núcleo de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho, que fica no Parque dos Poderes.

Como participar?

Para participar, basta solicitar uma audiência de conciliação em qualquer fase do processo, por telefone ou e-mail endereçado ao Núcleo de Conciliação ou à Vara do Trabalho. Para processos em tramitação no Segundo Grau, o e-mail para contato é [email protected].

Conteúdos relacionados

Frutas
Defensoria Publica DPE Marcos