Índios deixam Funai após 11 dias de ocupação
Lideranças devem viajar para Brasília nos próximos dias
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Lideranças devem viajar para Brasília nos próximos dias
Após 11 dias de movimentação política, os índios que ocupavam a sede da Funai (Fundação nacional do índio) em Campo Grande, deixaram o prédio. A ocupação chegou a ter 100 pessoas em dias mais movimentados. O objetivo era pressionar o governo federal contra a nomeação do coronel Renato Vidal Santana para a CR (Coordenação Regional) da Capital.
Cerca de cinquenta pessoas estavam no prédio no início dessa tarde, e pouco antes das 14h, deixaram o local. Uma audiência foi realizada na manhã desta segunda-feria (21) no TRF3ª (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e o juiz Pedro Pereira Dos Santos determinou que as lideranças indígenas deixem o prédio da Funai (Fundação nacional do índio) até às 14 horas.
Outra decisão, é a viagem de cinco lideranças da ocupação para Brasília. Eder Valsério Terena, liderança da Terra Indígena Buriti em Sidrolândia – distante cerca de 65 km de Campo Grande – explicou que a Funai deve arcar com a viagem para que os índios participem de uma reunião junto ao Ministério da Justiça e à dirigência nacional da Fundação.
“A gente fez um compromisso com o juiz, a Funai que vai arcar, queremos que tenha uma pessoa de nossa escolha junto com o coronel na coordenação”, explicou.
A ocupação começou no dia 10 de novembro, no mesmo dia que a nomeação de Renato Vidal saiu no Diário Oficial da União. Conforme explicou o coronel, a nomeação foi articulada pelo deputado federal Carlos Marun (PMDB), “que precisava de um militar”. Na última quinta-feira (17) os índios bloquearam a Rua Maracaju em frente a Funai e a BR-262, em protesto à nomeação.
Outra entidade indígena, o Fórum de caciques de Mato Grosso do Sul, reuniu-se na última semana, para discutir a situação das comunidades. Conforme explicaram, o Fórum apoia a nomeação do coronel.
O coronel da reserva militar e ex-subchefe do CMO (Comando Militar do Oeste), Renato Vidal Santana, deve assumir o posto ainda nesta segunda-feira (21).
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic
Consideram que os juros altos prejudicarão o emprego e a recuperação da economia
Motociclista sofre queda ao desviar de buraco e morre arrastado por carreta
O rapaz seguia em uma moto Honda CG pela Avenida
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.