Governador sanciona lei que facilita identificação de alunos superdotados

Lei cria Cadastro Estadual dos Alunos com Altas Habilidades 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Lei cria Cadastro Estadual dos Alunos com Altas Habilidades 

A identificação de alunos com altas habilidades e superdotação será mais fácil com a sanção de um projeto de lei que cria o Cadastro Estadual de Alunos com Altas Habilitades/Superdotação. A sanção ao projeto pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (25).

Atualmente, a identificação desses alunos superdotados é feita por professores das escolas públicas. Pela lei, o cadastro dos alunos com altas habilidades passará a ser feito por uma equipe técnica, disponibilizada pelo poder público estadual, adotando como parâmetro o Cadastro Nacional e a legislação da matéria.

O governador do Estado vetou parte do projeto de lei, que trata da responsabilização, também do governo, de estabelecer políticas públicas para atendimento e desenvolvimento pleno das potencialidades dos alunos do Cadastro Estadual.

Azambuja argumentou que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a responsabilidade pelo atendimento dos alunos com altas habilidades e superdotação da educação básica deve ser partilhada entre os municípios, o Estado e o governo Federal.

Atualmente, o atendimento a alunos com superdotação é feito pelo NAAH/S (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação), em Campo Grande. O Núcleo conta com 12 salas para atender as mais de 400 crianças com altas habilidades identificadas em Campo Grande. De acordo com a coordenadora do NAAH/S, cerca de 15% a 20% da população tem superdotação.

(sob supervisão de Evelin Araujo)

Conteúdos relacionados

lama
chuva de meteoros