Força-tarefa abre trabalhos da Prefeitura em campanha contra mosquisto Aedes

Mais de 4 mil irão atuar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mais de 4 mil irão atuar

A prefeitura de Campo Grande lançou nesta manhã campanha de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, com o início dos trabalho de uma força-tarefa, que atuará em um período de 120 dias. Serão 4,5 mil funcionários envolvidos nos trabalhos de fiscalização e orientação, segundo anunciados neste “Dia D”.

O secretário de Saúde do município, Ivandro Fonseca, destacou que é de extrema importância este trabalho par evitar que a cidade enfrente outra epidemia. “Passamos por situações graves na nossa Capital com essas doenças causadas pelo mosquito Aedes aegytí, como dengue, zika e chikungunya e se prevenirmos e todos fazerem a sua parte é possível exterminar”.

Nós não estamos em epidemia de dengue, mas precisamos da ajuda da população em cuidar do seu próprio quintal para não chegarmos a este estágio. Espero que toda a sociedade nos ajude, mantendo suas casas e quintais limpos e sem deixar locais que o mosquito possa depositar seus ovos, para assim todos ficarmos livres dessas doenças”, disse o prefeito Bernal.

Alcides Ferreira, coodenador da Coordenadoria de Controles de Epidemias Vetoriais, alertou que mais de 80% dos focos são identificados nas residências. “Por este fator, vamos intensificar o trabalho de fiscalização nas casas, para eliminar esses focos e conscientizar e população quanto a importância do cuidado de cada um”.

De acordo com o coordenador, atualmente a prefeitura conta com 10 carros que fazem o trabalho de fumacê e forma adquiridos mais 10. Além disso, este trabalho lançado nesta data, terá 10 motocicletas. Ele destacou que estes trabalhos mais intensos terão o prazo de 120 dias, como ordena o decreto assinado pelo prefeito. Dentre as 4,5 mil pessoas envolvidas no trabalho, estão agentes de saude, de endemias e das secretarias envolvidas. O decreto criando a força-tarefa está no Diário Oficial da Prefeitura desta sexta-feira.

Após a cerimônia de abertura, as equipes seguiram em comboio para visita a endereços de locais críticos para proliferação do mosquito nos bairros de Campo Grande, acompanhados da Semadur, para eventual aplicação de sanções legais, chaveiro e policiais civis para as residências fechadas e que tenham focos, ou cujos proprietários, mesmo tendo sido intimados a procederem a limpeza de seus imóveis, não o tenham feito, ou ainda aqueles que impedem a inspeção dos locais pelos agentes.

Já no período da tarde, às 14h30, está programada a visita do ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen à Escola Municipal Plínio Mendes, Rua no Bairro Guanandi, acompanhado do prefeito Alcides Bernal, secretários do Município e demais autoridades.

Diversas blitz serão realizadas na região central da cidada, como Avenida Afonso Pena esquina com as Ruas Rui Barbosa e 14 de Julho; Rua Jornalista Belizário Lima esquina com ruas Rui Barbosa, 13 de Maio e 14 de Julho (em parceria com a Funasa), Rua Barão do Rio Branco esquina com 14 de Julho.

 

 

Conteúdos relacionados

lama
chuva de meteoros