Enfermagem e administrativos mantém paralisação na Santa Casa
Não receberam o 13º salário
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Não receberam o 13º salário
Funcionários do setor administrativo e enfermeiros da Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande continuam a paralisação das atividades nesta quinta-feira (22) e devem se reunir na recepção do hospital por volta das 12 horas. A mobilização acontece desde a manhã desta quarta-feira (21), por conta da falta de pagamento do décimo terceiro salário, que deveria ter sido depositado há dois dias.
De acordo com o presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, nesta tarde a paralisação continua e os funcionários se reunirão na saguão da Santa Casa. Caso a situação não seja resolvida até está sexta-feira (23), a mobilização será geral e os funcionários irão se reunir na frente à Prefeitura de Campo Grande.
Para o Midiamax, Lázaro afirmou que a informação repassada ao sindicato é que a verba do FNS (Fundo Nacional de Saúde), do qual a prefeitura depende para pagar os salários, já foi repassada para o município. Com isso, só dependeria da liberação do Prefeito Alcides Bernal (PP), para o pagamento acontecer. Conforme apurado pela reportagem, o repasse ainda não foi feito e deve acontecer até sexta-feira.
Fundo Nacional de Saúde
O repasse do FNS a Campo Grande é de R$ 22,9 milhões mensais, em média. O valor é distribuído pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) entre as unidades hospitalares conveniadas para atendimento na rede pública. Porém, esta transferência federal ainda não aconteceu e a Prefeitura não soube precisar quando deverá ocorrer.
Por meio de nota, a Prefeitura de Campo Grande relatou que o próprio FNS admitiu o atraso no repasse do recurso. A situação se deve a problemas “de ordem orçamentária”. “O Congresso Nacional aprovou a suplementação orçamentária necessária na última quinta-feira (15 de Dezembro). O texto segue para sanção presidencial e devida publicação. A partir desta publicação, o Fundo Nacional de Saúde está preparado para começar os pagamentos, chegando os recursos nos municípios ao longo da próxima semana”, traz a nota do FNS.
A parcela de verba do FNS que atrasou foi justamente a última, referente à Dezembro de 2016. Ainda segundo o executivo municipal, “cada parcela, normalmente, tem sido repassada entre os dias 8 a 12 do mês”.
Cerca de 70% dos recursos empregados em hospitais e clínicas que atendem pelo SUS na Capital provêm do FNS. Dificuldades em pagamento de funcionários já atinge a Maternidade Cândido Mariano e pode afetar o Hospital do Câncer, onde atendimentos pela rede pública chegam a 98%.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.