Candidato que teve só 1 dia para viajar 1000 km consegue ser incluído em concurso
Agepen não teria dado tempo hábil para o candidato
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Agepen não teria dado tempo hábil para o candidato
Um candidato ao concurso da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) conseguiu na Justiça o direito de ingressar no curso para formação de agentes penitenciários, mesmo sem ter passado, ainda, pelo exame de aptidão física.
De acordo com o advogado, André Luiz Godoy Lopes, durante as fases do concurso, o candidato, que mora em Cerro Azul, no Paraná, entrou com um recurso, que foi aceito, na fase do exame de saúde. Porém, ele teve apenas um dia para viajar mais de mil quilômetros, chegar a Campo Grande e, passar pelo teste de aptidão física e pela prova de títulos.
Na ação, o candidato alegou “não ter tomado conhecimento do provimento do seu recurso administrativo, tendo em vista a publicação do edital apenas um dia antes da outra fase do concurso e por não ter recebido correspondência, contato telefônico ou eletrônico. Mesmo se tivesse acompanhado a publicação do edital, informa que não teria tempo hábil para chegar em Campo Grande, local do exame de aptidão física e da prova de títulos, por residir em Cerro Azul”.
Conforme o defensor, o TJ MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) considerou totalmente desarrazoada e desproporcional a divulgação do provimento do recuso administrativo e convocação para a 4ª e 5ª fases do concurso com apenas um dia de antecedência, determinando que o Estado inclua imediatamente o candidato no curso de Formação, bem como realize o exame de aptidão física e prova de títulos.
“A resposta do recurso foi dada na sexta-feira e ele foi convocado, na mesma sexta-feira, para o teste de aptidão física que seria realizado no sábado. A administração tem que dar um tempo razoável para que o candidato se programe, tenha ciência das convocações para as outras fases. Como ele não teve conhecimento da divulgação da resposta do recurso e nem da convocação, ele se viu prejudicado e entramos com o mandado de segurança”, explica Lopes.
Com a decisão, o candidato virá para Campo Grande e será pedida a inclusão imediata dele no curso para formação de agentes. Ele deverá passar pelas duas fase e em caso de aprovação, permanece no curso. Caso não consiga a classificação, vai ser excluído do curso, explicou o advogado.
“Tomamos conhecimento nesta manhã da decisão, já passamos ao nosso cliente e pedimos que ele venha a Campo Grande para dar prosseguimento junto ao Governo do Estado. Para que ele não seja prejudicado em relação ao curso de formação”, diz.
“Posto isso, defiro a tutela antecipada para o fim de determinar a convocação do impetrante para quarta e quinta fase do concurso – exame de aptidão física e prova de títulos, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis, bem como para determinar a sua convocação imediata para participar do curso de formação iniciado hoje”, afirmou na decisão o desembargador Vilson Bertelli, relator do processo.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
VÍDEO: Agente de saúde parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Ladrão foi embora sem celular roubado, sem veículo e todo rasgado
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Abraçada a pelúcia, filhote de macaco-prego recebe cuidados intensivos no CRAS após morte da mãe
Bebê chegou com ferimentos leves provocados por um choque e uma fratura exposta na mão direita
Censo Moradias revela disparidade social na fronteira e aldeias de Mato Grosso do Sul
Diferente do restante do Estado, indígenas tem menos acesso à internet e máquina de lavar roupa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.