Bernal admite ter recursos para iluminação pública ‘parados’ em caixa

Problema foi tema de audiência pública nesta quarta 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Problema foi tema de audiência pública nesta quarta 

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), confirmou, na manhã desta quarta-feira (2), que a prefeitura possui dinheiro em caixa para investir em iluminação pública, e que não investiu ainda, pois precisa da elaboração de um projeto. O tema é alvo de constantes reclamações da população, resultando, inclusive, em convocação de audiência na Câmara Municipal, para discussão de melhorias.

“Nós vamos fazer um projeto pra substituir todas as lampadas de mercúrio por lâmpadas LED. Melhorar o funcionamento da iluminação. Recursos nós temos, mas esses recursos são direcionados para iluminação pública”, informou o prefeito, que não mencionou prazo para execução dos serviços. Bernal disse apenas, que a prefeitura trabalha na elaboração do projeto.

Enquanto Bernal falava sobre o problema, em visita a um ponto alagado por chuva, uma audiência na Câmara Municipal, discutia a possibilidade de se criar parcerias público-privadas para a troca dessas lâmpadas.

Convocada pelo vereador Alex do PT, e com presença dos vereadores Edil Albuquerque (PMDB) e Eduardo Cury (PT do B), a audiência apontou como melhor solução para o problema, a elaboração de um plano diretor de iluminação pública, dentro do Plano Diretor do Município.

O presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), Dirceu Peters, também esteve presente na audiência. Segundo ele, neste mês, a prefeitura precisa, por lei elaborar o novo Plano Diretor da cidade, e como não há nada específico para setor de iluminação, irá levantar a importância do tema.

Ainda durante a audiência, o chefe de iluminação pública da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Trabalho e Habitação), Laércio Araújo Chaves, afirmou que há na cidade 140 mil postes de luz, dos quais 400 ficam ligados durante o dia, gerando gastos consideráveis. Ele também citou problemas com postes altos e falou de projetos de revitalização. “Já temos 19 projetos em fase de licitação para revitalizar luminárias em vias públicas com verbas do PAC, além de atender os 7 mil pedidos de instalação de luminárias que temos”.

Já o engenheiro convidado, Eduardo Werneck, disse que “é preciso analisar viabilidade da implantação, quais tecnologias poderiam ser usadas para atender os requisitos da viabilidade técnica. O setor privado vai entrar com parcela desses investimentos e partilhar entre público e privado os benefícios”. Entre os ganhos para cidade, citou melhoras na segurança pública e no comércio, como exemplos.

Caixa parado

Na semana passada, o secretário municipal de planejamento, finanças e controle, Disney Fernandes, disse que a prefeitura possui R$ 35 milhões em caixa parado, provenientes do Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública).

Segundo ele, o valor é suficiente para garantir a manutenção do sistema de iluminação da cidade, porém, acredita que o planejamento poderá trazer resultados mais vantajosos. 

Conteúdos relacionados

lama
chuva de meteoros