Sistema de alerta de raios poderá emitir aviso com antecedência

Sistema poderá auxiliar na prevenção evitando óbitos por queda de raios 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Sistema poderá auxiliar na prevenção evitando óbitos por queda de raios 

Para a prevenção nos dias de chuva, com as descargas elétricas, o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul) inaugura na próxima segunda-feira (23), o sistema de alerta de raios.

De acordo com o meteorologista, Natálio Abrão, com a instalação deste sistema será possível trabalhar preventivamente “Vai ser possível evitar danos às pessoas, animais. O sistema vai possibilitar que com algumas horas de antecedência possa saber a intensidade das descargas elétricas na Capital e no Estado”, fala Natálio.

Ainda segundo o meteorologista o investimento no sistema busca o aperfeiçoamento de resultados, mas faz um alerta sobre os cuidados que precisam ser tomados quando de temporais. “Não ficar embaixo de árvores, dentro de piscinas, rios, mar, perto de cercas elétricas e usando telefones”, diz o meteorologista.

Incidência de raios em MS

Desde o começo do ano já foram registradas quatro mortes no Estado por causa da queda de raios, os óbitos ocorreram em Nova Andradina, Sidrolândia, Caarapó, Fátima do Sul, e em Paraíso das Águas 23 cabeças de gabo morreram após serem atingidas por raios.

Mato Grosso do Sul está entre os cinco estados brasileiros que mais registrou mortes por raios ficando atrás de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pará. Entre 2002 e 2013 foram registrados 1.672 mortes no país, sendo que no Estado foram registrados 105 mortes nesse período. Ainda de acordo com o Inpe ( Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os mais atingidos por raios são os homens 81%  contra 19% das mulheres.

 

 

Conteúdos relacionados

lama
chuva de meteoros