Sem interrupção de chuva, município de MS segue isolado e sem água

Governo decretou situação de emergência

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Governo decretou situação de emergência

A cidade de Coronel Sapucaia, distante 395 quilômetros de Campo Grande, que ficou isolada após as fortes chuvas que atingiram a região, ainda segue com problemas de abastecimento de água. O governo já decretou situação de emergência no município, porém, a sequência de chuvas impede o início das obras de reparos e a situação da população ainda é considerada vulnerável.

De acordo coordenadora da Defesa Civil de Coronel Sapucaia, Leniel Balbuena de Sá, embora tenha diminuído a intensidade, as chuvas seguem prejudicando o município neste sábado (5). “Além da questão do abastecimento, que começou no dia 28, a questão do acesso ao município também é um agravante. A prefeitura já se organizou para o início das obras, porém é preciso esperar que parem as chuvas”, explicou.

Com cerca de 47 mil habitantes, o fornecimento de água está sendo feito apenas por um caminhão. “Estamos tomando todas a providências possíveis, mas a situação continua bastante vulnerável. Também tivemos problemas no fornecimento de energia, mas isso durou dois dias e já foi resolvido. Nosso foco é resolver imediatamente a questão da água e dos acessos agora”, completou.

Ainda conforme a Defesa Civil, a Sanesul, empresa responsável pelo abastecimento de água da cidade, tenta medidas emergenciais para retomar a distribuição, mas não há previsão de quando o problema será completamente resolvido. No último sábado (28), as chuvas destruíram uma comporta da empresa. Logo em seguida, uma equipe emergencial fez um desvio para que água chegasse a cidade, mas segundo a coordenadora, não resolveu o problema. Desde então, os moradores estão sem água.

O caso

O rompimento parcial de um aterro sobre o Córrego da Lagoa, próximo a entrada de Amambai, e uma cratera aberta na MS-289, entre as duas cidades, tornou o acesso ao município bem difícil. A erosão, ocorrida nesta sexta-feira (4), também interdita uma das entradas do outro município.

Para chegar a Coronel Sapucaia, os condutores tem que usar estradas vicinais de terra, que segundo a Defesa Civil, também estão bastante danificadas por conta da chuva.

Daniela também destacou que com o isolamento da cidade, os moradores já temem ficar sem combustível e alimentação. “Os caminhões não conseguem chegar aqui, e a situação fica cada vez mais critica”, analisou.

O Corpo de Bombeiros acompanhou as chuvas desta sexta-feira (4), e orientou aos moradores próximos do Córrego da Lagoa, que deixassem suas residências. Algumas famílias perderam vários pertences. Uma empresa do ramo de viveiro e beneficiamento de madeira, teve maquinários, casa e barracão arrastados pela força da água. Um trator utilizado na plantação de eucalipto foi levado pelo desmoronamento e retirado do barranco com apoio de equipes da prefeitura.

 

Conteúdos relacionados

humap vagas
Conab