Parque dos Poderes terá ciclofaixas aos fins de semana a partir de dezembro

Sejusp e Detran deverão cuidar dos trechos a serem interditados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Sejusp e Detran deverão cuidar dos trechos a serem interditados

Alguns trechos de vias no Parque dos Poderes, em Campo Grande, ficarão interditados para veículos automotores aos sábados, domingos e feriados a partir de dezembro próximo. É o que estabelece decreto, publicado nesta terça-feira (8), regulamentando o Projeto Amigos do Parque, aprovado por lei em junho deste ano.

Conforme o decreto número 14.257, a interdição abrangerá uma via da Avenida Desembargador José Nunes da Cunha e da Avenida do Poeta, à margem da reserva do Parque Estadual do Prosa, das 7h às 19h. A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) é a responsável por interditar os trechos, cabendo ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) fazer a sinalização, incluindo placa com os dizeres: “Esta via fica interditada, para veículos automotores, aos sábados, domingos e feriados”.

Também cabe à Sejusp “disponibilizar efetivo necessário para fiscalizar o trânsito e realizar a segurança dos condutores, pedestres e ciclistas”. Os trechos interditados funcionarão como ciclofaixas, onde o Detran deverá “implantar a sinalização horizontal, com símbolos indicativos de via, pista ou faixa de trânsito de uso de ciclistas”.

O órgão estadual de trânsito ainda deve “criar técnicas eficientes de organização em relação às lombadas eletrônicas, a fim de não penalizar o condutor de veículo que dirigir na contramão”. São três dispositivos do tipo no trecho a ser interditado.

Por fim, ainda segundo a regulamentação, os dois órgãos têm 90 dias para adotar as medidas necessárias ao início da interdição das vias. Ou seja, somente a partir deste prazo é que os trechos passarão a ser interditados.

Conteúdos relacionados

cobra