Oito municípios de MS comemoram emancipação política nesta sexta-feira
As cidades programaram eventos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As cidades programaram eventos
Oito municípios de Mato Grosso do Sul comemoram aniversário de emancipação nesta sexta-feira (11). São eles: Jaraguari, Bataguassu, Corguinho, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Sidrolândia, Terenos. Porém, nem todos comemoram o aniversário da cidade nesta sexta.
Confira a história de alguns dos municípios:
Bataguassu– Comemora 62 anos de emancipação política. A prefeitura da cidade vai realizar ações culturais, esportivas e inaugurações até o dia 13 deste mês, como parte das festividades.
Presume-se que a primeira penetração no território de Bataguassu, tenha sido efetuada pelos espanhóis, que terminaram abandonando a região, posteriormente devassada pela família Barbosa, que ali se fixou. Em 1932, a Companhia Viação São Paulo-Mato Grosso, firma comercial de Jan Antoni Bata, fundador da Cidade, adquiriu uma gleba, destinada à pecuária e colonização. A firma também explorou a navegação fluvial nos rios Paraná, Ivinhema, Brilhante, Pardo e Anhanduí. Desenvolveu a criação de gado e tentou a colonização em vários pontos, fixando-se finalmente, em 1941, onde se ergue a Cidade.
O topônimo teve origem em dois idiomas e pode ser assim decomposto: Bata, do tcheco-eslovaco sobrenome do fundador da Cidade; Guaçu, do tupi-guarani água grande, sendo este último ainda, denominação de um ribeirão próximo à Cidade.
Corguinho – A existência de pedras preciosas nos rios Carrapato e Formiga no ano de 1931 rapidamente atraiu garimpeiros da região norte e nordeste do Brasil, que povoaram diferentes áreas do município, especialmente em torno de rios, ribeirões e córregos.
O consequente povoamento desta área, mais tarde deu origem a sede do município. O nome do município faz referência ao Ribeirão Corguinho – recurso hídrico em torno do qual os garimpeiros povoaram dando origem à área urbana – que passa por dentro da cidade e deságua no Rio Aquidauana.
Sidrolândia – Comemora 62 anos de emancipação política.
As terras que atualmente constituem o Município de Sidrolândia, apesar de conhecidas desde os primórdios do século XVII, quando foram devassadas por sertanistas bandeirantes, somente passaram a ser povoadas com a chegada do sertanista mineiro Gabriel Francisco Lopes, que, logo a seguir, trouxe seu sogro Antônio Gonçalves Barbosa, acompanhado de seu irmão Inocêncio Barbosa.
Nos meados do século XIX, os Barbosas estabeleceram as primeiras fazendas de gado, da região, que, mercê da abundância do pasto, da boa qualidade e fertilidade do solo, prosperaram com rapidez. O fato atraiu novos migrantes que se radicaram dedicando-se especialmente à criação de bovinos.
Terenos – Comemora emancipação política, porém o aniversário do município é no dia 8 de maio.
A ocupação da área que hoje constitui a Cidade de Terenos, até então habitada pela tribo indígena do mesmo nome, deu-se com a implantação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que em data de 06 de setembro de 1914, inaugurou a estação ferroviária e telegráfica, do mesmo nome, não se prevendo entretanto que ali seria a sede de um próspero município.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
VÍDEO: Agente de saúde parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Ladrão foi embora sem celular roubado, sem veículo e todo rasgado
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Abraçada a pelúcia, filhote de macaco-prego recebe cuidados intensivos no CRAS após morte da mãe
Bebê chegou com ferimentos leves provocados por um choque e uma fratura exposta na mão direita
Censo Moradias revela disparidade social na fronteira e aldeias de Mato Grosso do Sul
Diferente do restante do Estado, indígenas tem menos acesso à internet e máquina de lavar roupa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.