Cinquenta e duas comarcas fizeram parte da mobilização

Foi encerrada nesta sexta-feira (4), na Comarca de Pedro Gomes, a iniciativa inédita no país de realizar o dos processos do seguro DPVAT em todo Mato Grosso do Sul. No total foram 52 duas comarcas, incluindo a capital, que fizeram parte da mobilização. 1.888 acordos foram realizados e homologados, o que representa 67% de efetividade, um valor que superou todas as expectativas.

O coordenador de Conciliação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMS, Des. Vladimir Abreu da Silva, foi pessoalmente à Comarca de Pedro Gomes parabenizar a equipe de conciliadores, peritos e colaboradores, e agradecer todos os magistrados e servidores, na pessoa do juiz diretor da comarca, Francisco Soliman, que foram os responsáveis pelo êxito da ação conciliatória.

O Mutirão do DPVAT percorreu 13 trajetos, além das audiências realizadas na capital. No interior, os trabalhos começaram no dia 3 de agosto, na Comarca de Terenos.

A boa vontade dos magistrados e servidores em adequar a rotina diária e as instalações do foro com a realização do mutirão foi fundamental para o sucesso da ação, disse o Des. Vladimir Abreu, o que garantiu a concentração de atos no mesmo local.

Os trabalhos foram conduzidos por dois experientes conciliadores do Nupemec e, antes de cada audiência, a parte, vítima de acidente, passava por uma perícia médica com profissional nomeado judicialmente. O exame médico foi realizado nas dependências do Fórum e o laudo emitido na hora. Com base neste documento, era possível graduar as lesões e quantificar a indenização que a vítima do acidente automobilístico tem direito a receber.

As comarcas que receberam o mutirão em 2015 foram: , Terenos, Aquidauana, Anastácio, Miranda, Bonito, Corumbá, Jardim, Bela Vista, Nioaque, Porto Murtinho, Caarapó, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi, Amambai, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Dourados, Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Itaporã, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Brasilândia, Nova Alvorada do Sul, Bataguassu, Nova Andradina, Ivinhema, Batayporã, Fátima do Sul, Angélica, Deodápolis, Glória de Dourados, Ponta Porã, Anaurilândia, Bandeirantes, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Sonora e Pedro Gomes.

(Com informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul)