Lei Maria da Penha completa nove anos e TJMS distribui folder com história

Judiciário de MS possui mais de vinte mil processos em trâmite

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Judiciário de MS possui mais de vinte mil processos em trâmite

Nesta terça-feira (22) a Lei Maria da Penha completa nove anos de vigência. E, para comemorar a data, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS fará a distribuição, no judiciário estadual, de folderes que contam um pouco da história da biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes cuja luta, garra e trajetória provocou a criação da lei que tomou emprestado seu nome.

O folder faz um apanhado dos fatos de violência doméstica ocorridos na vida de Maria da Penha enquanto casada com o colombiano, naturalizado brasileiro, Marco Antônio Heredia Viveros. Relata, ainda, sobre sua luta de quase 20 anos para ver seu agressor punido.

A narrativa, de leitura fácil, leva o leitor a compreender a condenação internacional imposta ao Brasil pela Organização dos Estados Americanos (OEA), pela tolerância e omissão estatal com que eram tratados os casos de violência doméstica pela justiça brasileira.

Para o desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, coordenador da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em Mato Grosso do Sul, a distribuição dos folderes tem por objetivo fomentar a discussão sobre a temática da violência doméstica contra a mulher e incentivar a denúncia. Pois, foi em virtude da denúncia que Maria da Penha fez aos tribunais internacionais, que hoje a mulher brasileira é amparada por uma das leis mais modernas de combate à violência doméstica e familiar.

Saiba mais – O Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, de acordo com levantamento de setembro/2015, possui em trâmite 20.126 processos envolvendo violência doméstica e familiar.

Conteúdos relacionados

humap vagas
Conab