Junta de município do interior lidera ranking do serviço militar em MS

Junta mantém resultado positivo no quadro geral de serviços prestados ao cidadão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Junta mantém resultado positivo no quadro geral de serviços prestados ao cidadão

Só em 2015 a Junta Militar do Município de São Gabriel do Oeste, cidade a quilômetros de Campo Grande recebeu mais de 300 inscrições de alistamento de jovens com mais de 18 anos. Pela segunda vez consecutiva, o município se destacou na prestação de serviços a população, ficando em primeiro lugar no estado em todas as categorias exigidas pelo Exército Brasileiro.

De acordo com a Secretária da Junta do Município, Juliane Tinari de Oliveira Souza, anualmente é realizado um concurso que além de eleger a junta com a melhor eficiência nas atividades desenvolvidas, concede ao secretário de maior destaque o Troféu Secretário Padrão.

 “Entre os quesitos pesquisados para a premiação estão a proatividade do secretário, a participação em ações sociais e reuniões, a atualização constante sobre a legislação do Serviço Militar, entre outros”, comenta Juliane ao destacar o resultado positivo que a cidade obteve na primeira parcial de pontuação divulgada pela 30ª CSM (Circunscrição de Serviço Militar).

“Estamos empenhados nas atividades que desenvolvemos, participar desta avaliação só aumenta a nossa responsabilidade e com a apresentação da parcial acreditamos estar no rumo certo em nossa junta”, disse Juliane. A divulgação do resultado do Troféu Secretário Padrão está prevista para acontecer entre os dias 16 e 20 de setembro.

A Junta realiza trabalhos de cidadania e presta serviços administrativos ao Exército Brasileiro, é o órgão responsável pelo alistamento dos jovens com mais de 18 anos, pela emissão de documentos pertinentes ao Exército e a regularização da situação militar.

Além disso, a Junta de Serviço Militar presta outros serviços como dispensa e adiamento de incorporação, inserção e eximição do serviço militar, seleção, serviço alternativo ao serviço militar, recusa e prestação do serviço militar obrigatório, reaquisição de direitos políticos, preferenciamento e transferência de forças armadas, unificação do alistamento, reabilitação, retificação dos dados e opção de nacionalidade.

 

Alistamento

O alistamento militar deve ser realizado nos primeiros seis meses (1º de janeiro ao último dia útil de junho) do ano ao completar 18 (dezoito) anos de idade. Após esta data o brasileiro alistado será encaminhado à seleção geral que será realizada no próximo ano.

Documentos exigidos

• certidão de nascimento e documento de identidade. No caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção;

• comprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante;

• 01 (uma) fotografia 3×4 (recente, de frente e sem retoques).

Conforme a Lei 12.037, de 1º de outubro de 2009, podem ser aceitos como documento de identidade (todos dentro de sua validade):

• carteira de identidade;

• carteira de trabalho;

• carteira profissional;

• passaporte;

• carteira de identificação funcional;

• outro documento público que permita a identificação do alistado.

Conteúdos relacionados

lama
chuva de meteoros