Prefeitos e secretários se reuniram hoje

Um plano piloto para para combater o mosquito , transmissor da , e chikungunya deve ser criado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi realizada nesta segunda-feira (28), uma reunião com prefeitos e secretários dos municípios polos que irão participar, São Gabriel do Oeste, Maracaju, Bataguassu, Bonito, Costa Rica e Taquarussu.

O objetivo é usar tecnologia e informação para evitar uma epidemia das doenças, em especial a zika, associada à microcefalia. Serão distribuídos para esse combate nos municípios 260 tablets vindos da Receita Federal. Os agentes de endemias usarão os equipamentos para se comunicar em tempo real com a Sala de Situação, que fica no Parque dos Poderes.

Por meio da tecnologia GPS será possível verificar se o agente realmente visitou o domicílio. E para incentivar esse trabalho de campo, o Governo estuda fazer um pagamento por produtividade aos agentes de endemias.

“Estamos potencialmente a frente de uma calamidade”, alertou o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares. A estratégia é aperfeiçoar a qualidade das visitas dos agentes comunitários, de saúde e de endemias aos 850 mil domicílios de Mato Grosso do Sul.

Tavares explicou a urgência das ações contra o mosquito e disse ter esperança de que a sociedade irá se mobilizar quando tomar consciência do tamanho do problema. “Não podemos esperar fevereiro ou março para se mobilizar”, afirmou. A guerra contra o mosquito depende da participação de todos, que não podem deixar água parada permitindo a reprodução do vetor.

Para o secretário de Saúde, a Zika poderá ser protagonista da maior epidemia de saúde pública dos últimos 100 anos, superando as epidemias de Aids e de poliomelite no século passado.Governo cria plano piloto com seis municípios de MS para combater Aedes aegypti

Prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim contou que já está intensificando as ações para exterminar o mosquito. “Temos focos em todos os municípios. A situação em São Gabriel do Oeste ainda não é alarmante, mas considerando toda a gravidade dessas doenças já fizemos uma reunião com todos os agentes que terão todas as condições de notificar e multar quem colocar a vida dos outros em risco. A cada seis meses passamos recolhendo os entulhos, mas agora vamos intensificar isso. A partir do dia 4 vamos fazer uma grande operação de limpeza”, disse.

O Governo ainda vai investir em campanhas para conscientização da população, com cartazes, folhetos, adesivos (para casa e carro), faixas, uso em mídias sociais, e spots em rádios. “A intenção não é deixar a população apavorada, mas mostrar e sensibilizar para o risco da doença. Vamos usar todas as ferramentas para levar a informação à população”, afirma o subsecretário de Comunicação, Rodrigo Mendes.