Campanha de dengue é encerrada com aumento de 90% de notificações da doença

Em quatro municípios do estado existe epidemia da doença, e preocupação deve se estender até Abril com as chuvas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em quatro municípios do estado existe epidemia da doença, e preocupação deve se estender até Abril com as chuvas

Depois de 20 dias de campanha de combate a dengue na Capital, mais de 500 agentes de saúde encerram com uma caminhada, a campanha “Caminhada pela Vida”. De acordo com o coordenador do CCEV (Coordenação de Controles de Endemias Vetoriais), Alcides Ferreira a maioria dos casos ainda se concentram nas residências.

“80% dos focos ainda estão dentro das residências, e até Abril ainda existe uma preocupação com a doença, já que até este período o volume de chuvas é intenso”, explica Alcides.

Durante todo o ano são feitos 6 ciclos de visitas as residências e imóveis fechados de Campo Grande, além da utilização de inseticidas. Em Campo Grande, nestes dois primeiros meses houve uma queda no número de notificações em Janeiro e Fevereiro deste ano foram 639 casos, contra mais de 1200 no mesmo período do ano passado.

Os dados preocupantes veem de 4 municípios do estado Iguatemi, Selvíria, São Gabriel do Oeste e Itaquiraí onde existe uma epidemia da doença segundo o coordenador estadual de controle de vetores, Gilmar Cipriano Ribeiro.

“Em 14 municípios existe um surto da doença, e a população é o nosso grande agente de saúde, se não houver participação da população, o poder público não consegue conter a doença sozinho”, fala Gilmar.

De acordo com dados do estado neste ano houve um aumento em torno de 90% se comparado ao mesmo período do ano passado. Só em Janeiro e Fevereiro de 2015 foram registrados 3.947 casos.

 

Conteúdos relacionados

lama
chuva de meteoros