Meteorologia prevê chuva para o feriado de Ano Novo

Para quem está pensando em viajar, ir ao campo, ou clubes deve ficar ciente que a previsão é de tempo instável em Mato Grosso do Sul, neste feriado de Ano Novo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Para quem está pensando em viajar, ir ao campo, ou clubes deve ficar ciente que a previsão é de tempo instável em Mato Grosso do Sul, neste feriado de Ano Novo

Para quem está pensando em viajar, ir ao campo, ou clubes deve ficar ciente que a previsão é de tempo instável em Mato Grosso do Sul, neste feriado de Ano Novo. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), uma zona de convergência do Atlântico Sul ficará paralisada na região sudeste e centro-oeste do Brasil.

Em razão desse fenômeno, os meteorologistas indicam que a instabilidade, que iniciou na sexta-feira (28), permanecerá até o início de 2013. Segundo a meteorologista do Inmet, Neide Oliveira, o tempo terá períodos de sol, chuvas todos os dias com pancadas fortes, principalmente à tarde.

“Trata-se de um sistema extenso, não tem como precisar onde vai chover. Só posso dizer que vai chover forte em pontos isolados, com o acumulado de chuva significativo. Devem superar os 30mm, variando de 10mm a 30”, explicou Neide.

Na Capital, não será diferente. A instabilidade também será acompanhada com leve queda da temperatura, registrando a média de 31,7°C (máxima) durante o feriado. Para o restante do Mato Grosso do Sul, as temperaturas máximas ficam em torno 30°C no sul do Estado. Mas no Pantanal, os registros devem variar entre as máximas de 34°C a 36°C.

A meteorologista explicou que o fenômeno resulta em um canal de nebulosidade, umidade alta, atravessando inicialmente a região norte. Com isso, segundo Neide, o tempo se manterá bastante instável. “Não vai chover direto. Vai ter sol, com muita nebulosidade. A única coisa que posso garantir são pancadas fortes em pontos isolados e as temperaturas não devem variar muito”, resumiu a meteorologista.

Neide explicou que a instabilidade começa a diminuir no dia 31 dezembro para o primeiro dia do ano. Segundo a meteorologista, ao longo do dia haverá pancadas fortes em pontos isolados, mas no período da noite do dia 31 para o dia 1 de janeiro, a tendência é de a chuva diminuir, com previsão de chuva fraca na madrugada.

“A Zona de convergência tende a descer na virada do ano. Neste período, as chuvas no Mato Grosso do Sul devem se concentrar no oeste, noroeste, e sul. O fenômeno tende a se deslocar para região sul do Brasil, mas ainda continua influenciando o Estado”, explicou.

Conteúdos relacionados

lama
chuva de meteoros