Enem 2023 tem cerca de 3,9 milhões de inscritos confirmados; confira números
Primeira prova acontece neste domingo
Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cerca de 400 mil pessoas participam do processo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os procedimentos vão desde elaboração, impressão e armazenamento até distribuição e aplicação das provas. O primeiro dia de provas acontece neste domingo (05/11).
São cerca de 3,9 milhões de inscritos confirmados no Enem 2023, nas 27 unidades da Federação, em 1.750 municípios de aplicação. Ao todo, são mais de 9 mil locais de prova, com 10.086 coordenações, o que representa cerca de 132 mil salas. Além disso, farão parte da aplicação 1.763 coordenadores municipais, 36 coordenadores estaduais e cerca de 13.000 assistentes de local.
Para atuar no Enem, todos os profissionais passam por capacitação, com o intuito de padronizar os procedimentos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza treinamentos diferentes para colaboradores estaduais, coordenadores municipais, coordenadores de local de prova, aplicadores regulares e especializados, fiscais, certificadores, policiais, bombeiros, corretores de redação, entre outros.
Por medida de segurança, todas as etapas do Enem são monitoradas pelo Inep, desde a publicação do edital até a divulgação dos resultados. Essa equipe da Autarquia é responsável pela gestão de riscos do exame, composta por um planejamento cauteloso de intercorrências possíveis e planos de ação.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
*As informações são da Agência Gov
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
[ BASTIDORES ] Prefeito se livra de ação civil no interior de MS
Candidato da base segue indefinido na Câmara de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.