‘Dança cósmica’: Lua, Vênus e Saturno podem ser vistos a olho nu neste sábado

Chuva de meteoros Líridas também pode ser vista da região sul do Brasil nesta madrugada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Conjunção de Júpiter e Vênus (Imagem: Captura de tela/Stellarium)

Haverá uma verdadeira “dança cósmica” neste sábado (22) poderá ser vista a olho nu, em Mato Grosso do Sul e no Brasil, com a conjunção da Lua, Vênus e Saturno. Logo após o pôr do sol, os dois planetas ficam próximos e visíveis no céu, acompanhando a lua em fase nova.

Os curiosos pelas constelações e admiradores dos espetáculos astronômicos podem conferir a conjunção caso ter a visão livre, sem precisar de equipamentos especial para visualizar bem.

Vênus estará ainda mais brilhante que saturno. A lua estará na direção oeste, logo abaixo Vênus e Saturno, bem juntinhos, conforme o Star Walk Space. O disco lunar estará 10% iluminado perto de Vênus, deixando o planeta ainda mais brilhante, o suficiente para ser visto sem equipamentos nesta noite.

Segundo os especialistas, os planetas estarão altamente visíveis após o pôr do sol por, pelo menos, duas antes de observação. Ambos estarão na constelação de Touro.

Pico de chuva de meteoros Líridas

Até o domingo (23), estão previstos picos de meteoros visíveis, principalmente na região sul do país. O fenômeno recebe este nome porque, às vezes, o meteoro explode e forma rastros luminosos no céu. Na sexta-feira (21), o evento especial pôde ser visto em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Foto: Observatório Heller & Jung/Reproduç

Conteúdos relacionados

lula