O deputado Celso Sabino (União Brasil-PA), será o novo comandante do Ministério do Turismo no governo Lula. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13), pelo Palácio do Planalto. Com a movimentação, Sabino substitui Daniela Carneiro (União Brasil-RJ).

A troca já havia sido confirmada no dia 6 de julho, pelo ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha.

A reorganização que vinha sendo especulada desde o mês passado, foi validada durante uma reunião ocorrida no Palácio do Planalto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Daniela Carneiro, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, que é marido da ministra, além do próprio Padilha.

A mudança do ministério, se dá, em meio às tentativas do governo de aprovar temas considerados prioritários no Congresso Nacional, sendo eles: A reforma tributária, novo marco fiscal e o projeto que beneficia a União no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

No pleito do ano passado, Daniela obteve 213.706 votos e se tornou a deputada mais votada do Rio de Janeiro. Sabino, por sua vez, obteve 142.326, ficando como oitavo deputado mais votado em seu estado, de acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).