Um vídeo do vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) viralizou nas redes sociais neste final de semana. No conteúdo, o vice pede para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) fale com o “seu povo”. Desde que perdeu o segundo turno para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro tem se mantido fora dos holofotes das agendas públicas e das redes sociais.

“Você não vai falar para o seu povo, não? Abre o jogo”, diz o vice. Em resposta, o presidente faz um sinal negativo com a cabeça. A declaração de Mourão foi identificada pela CNN após análise de leitura labial.

No entanto, o vice-presidente disse ao site O Antagonista que não foi esta a fala. “Tremenda mentira. O pessoal hoje inventa até leitura labial fake. A única coisa que eu disse para ele foi que ele devia ir lá com o povo que pedia que se aproximasse”, afirmou.

A conversa entre os dois líderes aconteceu neste sábado (26), durante cerimônia do Aspirantado 2022, promovida pela Aman (Academia Militar das Agulhas Negras). Essa foi a primeira participação de Bolsonaro em uma agenda oficial depois do resultado das urnas, em 30 de outubro.

Bolsonaro, entretanto, não seguiu o conselho de Mourão. O chefe do Executivo não discursou durante o evento e saiu do local sem falar com a imprensa. Ele segue em silêncio também nas redes sociais.

O isolamento de Bolsonaro após o segundo turno tem sido justificado por aliados, dentre eles o vice Mourão, devido ao agravamento de uma ferida na perna por causa de erisipela, um tipo infecção cutânea. Na semana passada, o atual chefe do Executivo também foi diagnosticado com uma nova hérnia, reflexo ainda da facada da qual foi vítima em 2018.

(Com informações do Estadão).