Pular para o conteúdo
Brasil

Participantes do Enem podem consultar Cartão de Confirmação

Reaplicação de provas será nos dias 9 e 16 de janeiro
Arquivo -
(Foto: Divuldgção/Inep)

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio () 2021, inscritos para a reaplicação das provas no próximo domingo (9) e no domingo seguinte (16), já podem entrar na Página do Participante e conferir, no Cartão de Confirmação de Inscrição, a data, o horário e local de aplicação do exame.

O cartão de confirmação traz ainda informações como número de inscrição, opção de língua estrangeira selecionada, bem como tratamento por e atendimento especializado, caso esses serviços tenham sido solicitados e aprovados. Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o inscrito leve o cartão nos dias de aplicação das provas.

Para visualizar ou imprimir o Cartão Confirmação, o participante precisa acessar o sistema do exame com o login e a senha únicos do governo federal. Caso o participante não lembre ou tenha perdido a senha, é possível recuperá-la.

Segundo o Inep, a reaplicação das provas é direcionada aos isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade para se inscrever na edição de 2021.

Também farão as provas os participantes que tiveram o pedido de reaplicação aprovado por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas, problemas logísticos no dia da aplicação do Enem, em novembro do ano passado; além dos inscritos no exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.

Enem

O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa para Todos (ProUni), ambos do Ministério da Educação.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servir de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

​117 anos da imigração japonesa: 3ª maior colônia no Brasil, MS tem legado de influências socioculturais

Casos em aves de criação doméstica e também aves silvestres são mais frequentes.

Brasil se declara país livre da gripe aviária

Carreta carregada com fiação elétrica tomba na BR-163 em Bandeirantes

Manchester City supera irreverência do Wydad Casablanca e vence em estreia no Mundial de Clubes

Notícias mais lidas agora

Delação ‘congelada’ amplia prazo para investigação sobre esquema de corrupção de Claudinho Serra

Secretários de MS retidos em Israel já estão na Jordânia a caminho do Brasil

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

Acidente entre carreta, caminhão e carro deixa uma pessoa em estado grave na BR-163

Últimas Notícias

Polícia

Jovem que arremessou cadeira contra idoso durante roubo é preso quase 2 meses após o crime

Ladrão foi preso nessa terça-feira (17), quase dois meses após o crime, em Naviraí

Transparência

Após dois pedidos negados, acusado de desviar dinheiro da Apae entra com novo HC

Paulo Henrique Muleta Andrade obteve cidadania italiana com aval do MPMS, enquanto investigado por corrupção

Mundo

Objeto religioso em carro permanece intacto após míssil atingir o veículo em Israel

Publicação feita por político do país revelou caso inusitado

Cotidiano

Aberto pregão para transporte de até 2,4 mil toneladas de milho de MS para o RS

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará, na próxima segunda-feira (23), um pregão para contratar o transporte de 19,4 mil toneladas de milho em grãos, em diversos pontos de origem e destinos