Beijing 2022: Começou! Jogos Paralímpicos de Inverno estão oficialmente abertos

Brasil tem seis representantes em busca de medalha inédita

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Aline Rocha e Cristian Ribera
Aline Rocha e Cristian Ribera

Para quem já estava com saudades de torcer e ver os atletas disputando e realizando manobras radicais no gelo, começou, na manhã desta sexta-feira (4), as Paralímpiadas de Inverno Pequim 2022. A cerimônia de abertura, na capital chinesa teve início às 8h (horário de MS). Na disputa, estão 650 atletas de 48 países, os jogos vão até 13 de março, em Pequim.

Os atletas se reuniram na capital chinesa para o festival de gelo e neve, durante a Cerimônia de Abertura. Vários fogos de artifício iluminaram a noite, como forma de homenagear a campanha global da WeThe15, que visa aumentar a visibilidade, inclusão e acessibilidade de 1,2 bilhões de pessoas com deficiência pelo mundo.

Segundo dados da Olympics, essas pessoas correspondem a 15% da população global e, na sequência de um apelo para que o mundo se comprometa com a mudança, um grupo de atores — muitos deles deficientes — representou preciosos momentos de partilha lado a lado, desde uma menina com deficiência visual iluminando uma lanterna vermelha, a uma família indo em busca dos seus sonhos e um homem idoso dançando com um menino.

Brasil marcando presença

Brasil foi o quinto país a  entrar no desfile das nações, é a terceira vez que o país participa dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Aline Rocha e Cristian Ribera carregaram a bandeira verde e amarela, ao todo serão 6 atletas brasileiros a disputarem o pódio. Cinco dos atletas disputaram na modalidade do esqui cross-country e apenas um do snowboard. 

Fique atento! Agenda dos brasileiros será neste domingo (6), começando pelas provas de 18 km masculino e 15 km feminino do squi cross-country. A disputa masculina do snowboard cross, também será no dia 6. Os atletas brasileiros são: Aline Rocha, Cristian Westemaier Ribera, Guilherme Cruz Rocha, Robelson Moreira Lula, Wesley Vinícius dos Santos e André Barbieri.

 

Conteúdos relacionados

lula