Nas fases tardias da doença, cloroquina não têm efeito, apenas na inicial, diz Mayra
Em depoimento à CPI, secretária afirmou que ela e familiares usarem medicamento ineficaz contra coronavírus
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, voltou a afirmar que a cloroquina não tem efeitos na fase tardia da doença. A secretária ainda defende, no entanto, que o uso do medicamento em fases iniciais da doença deveria ser o preconizado para o tratamento da covid.
Mayra voltou a culpar o estudo sobre cloroquina realizado em Manaus, que levou a óbito 22 pessoas, como algo que teria “estigmatizado” o medicamento. Segundo ela, o estudo, ao invés de mostrar “resultados positivos”, usou critérios metodológicos inadequados, que acabaram por mostrar resultados que foram negativos, “mortes e desfechos desfavoráveis”.
A médica também declarou que os medicamentos como cloroquina e ivermectina não curam a covid, mas reduzem internações e óbitos. Para Mayra, “não podemos esperar o mais alto nível da evidência, porque ela não vem. Num curto espaço de tempo, nós temos que enfrentar a doença com o que nós temos hoje”, declarou. A secretária também advogou a favor do uso de medicamentos fora da bula, que, segundo ela, se fossem proibidos, resultariam na paralisação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mayra voltou a afirmar que ainda não foi vacinada contra covid-19 por ter contraído a doença pouco antes de sua imunização, e que agora está esperando o intervalo de 30 dias entre a doença e a primeira aplicação da vacina.
A secretária disse ainda que ela e familiares próximos fizeram o uso dos medicamentos que não têm eficácia comprovada contra a covid-19 quando contraíram a doença.
“Aqueles que se submeteram ao tratamento precoce, graças a Deus, todos evoluíram”. Entre eles, Mayra destacou o exemplo do pai. “Ele ficou muito grave. Ainda permanece internado na UTI. Ele tinha uma doença de base, um câncer na próstata. Minha mãe também com várias comorbidades”. “Meu pai, a despeito do internamento na UTI, permanece vivo e nos próximos dias deverá voltar para casa”, afirmou.
Diante do encaminhamento das respostas ao senador Jorginho Mello (PL-SC), aliado do governo, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), alertou os presentes na comissão a não fazerem qualquer tipo de recomendação de medicamento sem eficácia comprovada. “Temos que ter cuidado”, disse Aziz.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Youtuber engole 1,12 kg de molho de pimenta em 3 minutos por recorde no ‘Guinness’
O youtuber já quebraria o recorde se consumisse 300g do produto
Rayssa Leal comete erros e fica fora do pódio na etapa de Sydney da SLS
Não deu para Rayssa Leal na etapa de Sydney da Liga Mundial de Skate, a SLS. Com voltas abaixo do costume, a brasileira precisou apostar forte na série de manobras e até conseguiu boas notas e parecia que estaria no pódio, mas foi superada pela japonesa Funa Nakayama, que ficou em terceiro. A australiana Chloe…
Águas abertas: Brasil leva prata e bronze em etapa da Copa do Mundo
Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut subiram ao pódio em Portugal
Apagão em SP será investigado pelo Ministério Público
De acordo com o promotor, é preciso esperar que a situação seja normalizada para agilizar as providências
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.