Obras de Sebastião Salgado são devolvidas e Funai sugere leilão após campanha para indígenas

As fotografias de Sebastião Salgado que estavam estampadas na sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) começaram a serem devolvidas pela fundação, que porventura, sugeriu que fosse realizado um leilão dos quadros para que arrecadassem recursos para ajudar os indígenas em meio a pandemia do coronavírus. Entretanto, o motivo em específico não trata apenas de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As fotografias de Sebastião Salgado que estavam estampadas na sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) começaram a serem devolvidas pela fundação, que porventura, sugeriu que fosse realizado um leilão dos quadros para que arrecadassem recursos para ajudar os indígenas em meio a pandemia do coronavírus.

Entretanto, o motivo em específico não trata apenas de uma ajuda e sim de uma resposta ao autor. Na última semana, Salgado deu início a uma campanha que rodou o mundo e contou com artistas renomados como Brad Pitt, Paul MacCartney e Gisele Bündchen para que o governo brasileiro e o Congresso tomem atitudes em prol das etnias isoladas.

Doadas há dois anos, o acervo está estimado em aproximadamente R$ 1 milhão. As fotografias de Sebastião Salgado foi fruto de um trabalho realizado em parceria com a Funai com apoio da etnia Korubo do Coari, no Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas.

Em resposta ao site da Veja, a Funai indagou que “se Salgado reclama que não está indo dinheiro para os índios, propomos que ele faça o dinheiro com esses quadros, compre os donativos e envie aos indígenas”.

Conteúdos relacionados