Governo pretende premiar bom aluno com dinheiro e pagar mensalidade de creches

O governo de Jair Bolsonaro planeja criar quatro subprogramas de assistência social, provenientes da divisão do Renda Brasil, que ainda não foi criado. Um deles pretende oferecer um benefício para que mães possam matricular filhos de 6 meses a 3 três anos em creches particulares. Conforma publicado no portal UOL, o programa deverá se chamar […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O governo de Jair Bolsonaro planeja criar quatro subprogramas de assistência social, provenientes da divisão do Renda Brasil, que ainda não foi criado. Um deles pretende oferecer um benefício para que mães possam matricular filhos de 6 meses a 3 três anos em creches particulares.

Conforma publicado no portal UOL, o programa deverá se chamar Primeira Infância, segundo técnicos do Ministério da Economia ouvidos pelo portal, o principal objetivo é que as mães dessas crianças tenham tempo para se capacitar e ingressar no mercado de trabalho, já que muitas não conseguem vagas em creches públicas e precisam ficar em casa para cuidar dos filhos.

O Bolsa-Família também deverá passar por mudanças e passará a se chamar de Renda Cidadã, além de ser unificado com o abono salarial, o seguro-defeso e o salário-família. Para que realmente ocorra, a medida deverá ser aprovada pelo Congresso.

Segundo o portal, a ideia do governo é que um projeto de lei ou uma Medida provisória seja enviada ao Legislativo para criar o Renda Brasil. Com a criação do programa o orçamento disponível seria turbinado a partir da aprovação de outras propostas pelo Congresso.

Incentivo e capacitação

Outra intenção do governo é criar o subprograma Incentivo ao Mérito, que irá premiar os melhores alunos e atletas, matriculados no ensino fundamental e médio, de acordo com seus resultados. O portal afirma que valores e critérios ainda seguem em estudo.

O último subprograma que o governo pretende criar é o Emancipação Cidadã. Nele, serão ofertados cursos de capacitação para que os beneficiários possam se capacitar ao mercado de trabalho e recebam um reforço de português e matemática.

O portal afirma que o governo que as famílias deixem o programa e os subprogramas após aumentarem suas rendas, caso a mesma família enfrente problemas financeiros, ela terá prioridade se desejar voltar ao programa.

 

Conteúdos relacionados

celular mec deputados denúncias Anaurilândia prefeitura
lula