Pular para o conteúdo
Brasil

Em SP, Zoológico e Jardim Botânico têm filas e aglomeração de pessoas

Únicos parques da capital paulista reabertos para pedestres também nos fins de semana, o Zoológico e o Jardim Botânico de São Paulo registraram filas e aglomerações de usuários em suas entradas na manhã e tarde deste sábado (25). Nem todos os frequentadores respeitavam o distanciamento social na fila e, embora a maioria usasse máscara, alguns […]
Arquivo -

Únicos parques da capital paulista reabertos para pedestres também nos fins de semana, o e o Botânico de registraram filas e aglomerações de usuários em suas entradas na manhã e tarde deste sábado (25).

Nem todos os frequentadores respeitavam o distanciamento social na fila e, embora a maioria usasse máscara, alguns estavam com o item cobrindo apenas o queixo.

Mesmo no Zoológico, onde havia marcações no chão indicando a necessidade de distanciamento na fila, a norma não era cumprida porque havia grupos grandes de familiares ou amigos – muitos com crianças ou carrinhos de bebê – que acabavam ficando próximos dos grupos seguintes.

Este é o segundo fim de semana de funcionamento das duas unidades desde que elas foram reabertas, no último dia 13 de julho. Os parques estavam fechados desde o final de março, quando o Estado de São Paulo entrou em . Outros parques estaduais e 70 unidades municipais foram reabertos na mesma semana, mas estão funcionando apenas em dias úteis.

Somente três parques na cidade estão recebendo público também aos sábados e domingos: além do Zoológico e do Jardim Botânico, o Zoo Safári também está aberto, mas a visitação só pode ser feita em carros particulares – o serviço de vans está suspenso.

As três unidades estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

A decisão da Prefeitura de não reabrir ainda os parques municipais aos finais de semana foi justamente temendo aglomerações, já que são esses dias que reúnem o maior número de usuários. No caso dos três parques estaduais reabertos aos sábados e domingos, a medida adotada pelo governo estadual para evitar aglomerações foi limitar a venda de ingressos das unidades a 50% da capacidade – no caso do Zoológico, isso representa 6,5 mil visitantes diários.

Por enquanto, apenas a área de visitação aberta desses parques pode ser utilizada. Os espaços fechados, como exposições educativas, continuarão sem receber visitantes. É obrigatório o uso de máscaras nas áreas comuns.

Na data de anúncio da reabertura dos parques, a Secretaria de Infraestrutura e de e a direção do Zoológico divulgaram algumas medidas que passariam a ser adotadas para diminuir o risco de contágio dentro dos espaços, como medição da temperatura dos usuários na entrada dos parques, desinfecção dos solados dos calçados nas entradas, aumento da frequência de limpeza de sanitários e outros espaços comuns e instalação de totens de álcool gel com acionamento por pedal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

UFMS promove no sábado edição do Jogos em Família no Ginásio Moreninho

Mega-Sena

Já apostou? Próximo sorteio da Mega-Sena paga R$ 130 milhões

Messi brilha e Inter Miami vence Porto de virada pela segunda rodada do Mundial de Clubes

STF mantém prisão de Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

secretários israel

Secretários de MS embarcam nesta quinta-feira da Jordânia em voo de volta ao Brasil

Após CPI terminar em ‘pizza’, MP abre investigação sobre bets em Mato Grosso do Sul

Ícone da TV brasileira, Francisco Cuoco, morre aos 91 anos

Últimas Notícias

Cotidiano

Mora em Três Lagoas? Confira bairros que ficarão sem água na próxima semana

Pelo menos 14 bairros ficarão sem fornecimento de água na terça-feira (24) devido às obras de drenagem

Brasil

Chuvas continuam no Rio Grande do Sul, mas perdem força

Alerta para que quem mora ou esteja passando pelas regiões norte e nordeste do estado

Famosos

Tributo ao Francisco Cuoco será reexibido pela TV Globo em homenagem ao ator nesta quinta-feira

A gravação do especial ocorreu em seu apartamento de São Paulo, em junho de 2024

Mundo

Colômbia anuncia adesão ao Banco do Brics

País sul-americano anunciou que aderiu oficialmente ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), conhecido como o Banco do Brics. A instituição foi fundada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul em 2015