Grupo de Bolsonaro perde e ala de Bivar mantém liderança na Câmara
O grupo do PSL ligado ao presidente Jair Bolsonaro sofreu uma dura derrota na manhã desta quinta-feira, 17, com a consolidação do deputado Delegado Waldir (PSL-GO) como líder da bancada na Câmara. A estratégia feita pelo grupo ontem de protocolar duas listas com um pedido de destituição de Waldir e a nomeação de Eduardo Bolsonaro […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ao conferir as assinaturas no documento, a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara invalidou um nome na primeira tentativa e três no outro. Com isso, o documento apresentado pelo grupo ligado ao presidente da legenda, Luciano Bivar (PE), teve um maior número de assinaturas e prevaleceu, com o pedido de manutenção de Waldir. A Secretaria-Geral da Mesa formalizou nesta tarde a decisão de manter Waldir na função.
O presidente Jair Bolsonaro atuou pessoalmente para tentar derrubar Waldir. Em áudio vazado, ele pediu a parlamentares da sigla que assinassem a lista para destituir o deputado e apoiassem o nome do seu filho, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para o posto. O pedido foi gravado por um deputado não identificado.
A troca do líder foi defendida por Bolsonaro após, um dia antes, Delegado Waldir orientar a bancada do PSL a votar contra uma Medida Provisória que tratava da reestruturação administrativa da Casa Civil e da Secretaria de Governo. A manobra segurou a votação por duas horas e, embora a MP tenha sido aprovada, o gesto representou uma vitória do grupo ‘bivarista’.
Ontem, ao protocolar a primeira lista, o grupo de deputados ligados ao presidente Bolsonaro chegou a dar uma coletiva e Eduardo fez um pronunciamento.
“Estou vindo para tentar colocar um pouco de panos quentes”, disse o filho do presidente na noite de quarta-feira. “Muitos deputados foram retirados de comissões. Ocorreu uma retaliação e pareceu que se estava fazendo política com o fígado. Agora, todos os temas como a embaixada ou a viagem para a Ásia são secundários”.
Notícias mais lidas agora
- Dupla invade casa e tenta matar morador na frente da filha de 6 anos em Campo Grande
- STF nega mais uma tentativa de Waldir Neves para voltar ao TCE-MS e mantém tornozeleira
- ‘R$ 290 mil é café’: lobista ironiza com advogado de MS sobre valor para comprar sentença no STJ
- Indígena de 3 anos é picada por cascavel e levada em estado grave para hospital
Últimas Notícias
Salário dos servidores municipais é depositado e já está disponível na conta
O salário corresponde ao pagamento do mês de outubro
A verdade por trás de vídeo em que jornalista da GloboNews supostamente chora por vitória de Trump
Saiba o que fez o jornalista Guga Borba chorar na GloboNews
VÍDEO: Dupla dispara mais de 10 vezes contra carro de taxista em atentado em Chapadão do Sul
Vítima teria recebido ligação de uma mulher três minutos antes, mas não atendeu
De tampinhas a pilhas, UFMS começa coleta sustentável na Semana Lixo Zero
Moradores têm até 14 de novembro para fazer o descarte consciente de resíduos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.