Assessora sobreviveu a ataque

A representação da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil divulgou uma nota em que se declarou consternada por causa do assasssinato da vereadora (PSOL), no Rio de Janeiro, e pediu que o crime seja investigado.

“[O Sistema das Nações Unidas no Brasil] Tem expectativa de rigor na investigação do caso e breve elucidação dos fatos pelas autoridades, aguardando a responsabilização da autoria do crime”, afirmou nota divulgada na manhã desta quinta-feira (15).

A nota afirma ainda que ela foi “uma das principais vozes em defesa dos direitos humanos na cidade” e lembra que ela “desenvolvia plataforma política relacionada ao enfrentamento do racismo e das desigualdades de gênero e pela eliminação da violência, sobretudo nas periferias e favelas do Rio”.

Marielle Franco foi morta a tiros dentro de um carro na região central do Rio, na noite de quarta-feira (14). No momento do crime, a vereadora estava no banco de trás do carro, no lado do carona. Como o veículo tem filme escuro nos vidros, a polícia trabalha com a hipótese de os criminosos terem acompanhado o grupo por algum tempo e de que tinham conhecimento da posição exata dos ocupantes do carro.

O motorista, que foi atingido por pelo menos três tiros, também morreu. A assessora de Marielle, que também estava no carro, foi atingida por estilhaços e teve ferimentos leves.