Morre Paul Singer, um dos fundadores do PT

 Paul Singer nasceu na Áustria em 1932

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 Paul Singer nasceu na Áustria em 1932

O economista e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores Paul Singer, 86 anos, morreu na noite desta segunda-feira, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele havia sido internado na madrugada e teve septicemia. O enterro está marcado para as 14h30, no Cemitério Israelita do Butantã.Morre Paul Singer, um dos fundadores do PT

 Paul Singer nasceu na Áustria em 1932 e chegou ao Brasil em 1940. Ele fez graduação em economia e doutorado em Sociologia na Universidade de São Paulo (USP). Na mesma instituição, se tornou livre docente em Demografia e professor titular em economia.

 Ao 37 anos, o Ato Institucional Número 5, de 1968, cassou os direitos políticos do economista e impôs a aposentadoria compulsória por causa de suas atividades políticas. Ao lado de vários outros professores e pesquisadores expulsos da USP, como Celso Lafer e Fernando Henrique Cardoso, Singer participou da fundação em 1969 do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), um núcleo intelectual que fez grande oposição à ditadura.

 Paul Singer voltou a lecionar em 1979 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). No ano seguinte, ajudou fundar o PT.

 Em1989, foi convidado pela então prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, para ser Secretário de Planejamento do município durante sua gestão.

 Paulo Singer foi também um dos fundadores da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na USP. De 2003 a 2106, foi Secretário Nacional de Economia Solidária.

 Viúvo da socióloga Melanie Berezovsky Singer, o economista deixa três filhos: o cientista político André Singer, a jornalista Suzana Singer e a socióloga Helena Singer.

 

 

 

 

Conteúdos relacionados