Ministros visitam nesta quinta abrigo com crianças brasileiras nos EUA
O retorno ao Brasil será apenas no domingo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na viagem aos Estados Unidos, os ministros Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores) e Gustavo do Vale Rocha (Direitos Humanos) querem verificar em detalhes a situação das crianças e dos adolescentes separados dos pais brasileiros apontados como imigrantes ilegais. A agenda começa amanhã (5), com visitas a abrigos, e vai até sábado (7). Eles retornam ao Brasil no dia 8.
A viagem se concentra em Chicago, onde o chanceler e o ministro vão visitar alguns dos 16 abrigos norte-americanos em que estão 55 filhos de brasileiros. O número de crianças e adolescentes varia diariamente, segundo o Itamaraty, mas este é o mais recente.
Ontem (3), em comunicado, o Itamaraty fez duras críticas à política migratória do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“A reunião de coordenação analisará com especial atenção os reflexos da atual política migratória do governo norte-americano para as comunidades brasileiras, em particular a situação dos menores que se encontram separados de seus pais ou responsáveis, em 16 abrigos nos Estados Unidos, uma prática em clara violação dos instrumentos internacionais de proteção às crianças e cuja anunciada revogação espera-se seja logo implementada.”
Proteção
O prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, costuma afirmar que o local “será sempre uma cidade santuário” para os imigrantes numa referência à proteção para os estrangeiros em situação irregular e com risco de deportação.
Amanhã (5) Aloysio Nunes e Gustavo Rocha visitam um abrigo e têm reunião com a embaixadora Maria Dulce Silva Barros, Subsecretária-Geral das Comunidades Brasileiras e de Assuntos Consulares e Jurídicos (SGEB).
Na sexta-feira (6), o chanceler e o ministro se reúnem com os integrantes da Rede Consular Brasileira na América do Norte, na qual vão estar embaixadores e chefes dos consulados brasileiros nos Estados Unidos, no México e no Canadá. No total, são 14 cônsules.
Participarão das reuniões os representantes do Brasil em Atlanta, Boston, Chicago, Hartford, Houston, Los Angeles, México, Miami, Montreal, Nova York, São Francisco, Washington, Toronto, Ottawa e Vancouver , além da Cidade do México. A segunda etapa da reunião ocorre no sábado (7) também com a mesma equipe.
*Com informações de Paola De Orte.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Câmara aprova orçamento de R$ 6,8 bilhões para Campo Grande em 2025
Projeto da LOA com 557 emendas foi votado nesta quinta-feira (12) em duas sessões
Reitora da UFMS é empossada pelo ministro da educação
Camila Brandão discursou no evento representandos os reitores das universidades federais
VÍDEO: Bombeira passa por trote com banho de óleo queimado após virar comandante em MS
Capitã não foi poupada em trote que é tradição no Grupamento de Operações Aéreas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.