Prefeitura decreta emergência após seis dias de incêndio na Serra da Bocaina

Força-tarefa tenta acabar com incêndio

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Força-tarefa tenta acabar com incêndio

Alvo de um incêndio que atinge a Serra da Bocaina há seis dias, a Prefeitura de Bananal decretou neste sábado (23) estado de emergência. O fogo já consumiu uma área equivalente a mais de 1,4 mil campos de futebol.

No sábado, com o avanço do fogo, as chamas atingiram também São José do Barreiro. No começo da tarde, a situação começou a ficar mais controlada, mas no final do dia as chamas voltaram a aumentar.

A principal preocupação das equipes é que as chamas atinjam a Unidade de Conservação da Estação Ecológica de Bananal, que conta com 884 hectares de floresta. A estimativa é de que o fogo está há um quilômetro da área de preservação.

Neste domingo (24) foi montado um posto de comando para centralizar as operações de combate, que reúnem efetivo dos bombeiros, polícia, prefeituras, Fundação Florestal e voluntários. São 30 bombeiros e 20 voluntários diretamente do combate. Dois helicóperos também são empregados no combate às chamas.

De acordo com os bombeiros, nesta manhã uma das aeronaves trabalha levando água até os focos de incêndio, enquanto outra ajuda na identificação dos focos. Equipes fazem o acesso por terra, na região que é de mata fechada.

Segundo o comitê responsável pelo trabalho, já foram encontrados animais carbonizados, entre eles pássaros e lobos, o que amplia a preocupação com o avanço das chamas. O fogo já consumiu vegetação de áreas onde há nascentes e vegetação centenária.

A situação mais preocupante acontece no período da tarde, normalmente, quando a umidade relativa do ar cai e aumenta a temperatura. Os ventos fortes também têm ajudado a propagar o fogo. A área atingida deve ser atualizada pela Fundação Florestal.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados