Prefeitura decreta emergência após seis dias de incêndio na Serra da Bocaina
Força-tarefa tenta acabar com incêndio
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Força-tarefa tenta acabar com incêndio
Alvo de um incêndio que atinge a Serra da Bocaina há seis dias, a Prefeitura de Bananal decretou neste sábado (23) estado de emergência. O fogo já consumiu uma área equivalente a mais de 1,4 mil campos de futebol.
No sábado, com o avanço do fogo, as chamas atingiram também São José do Barreiro. No começo da tarde, a situação começou a ficar mais controlada, mas no final do dia as chamas voltaram a aumentar.
A principal preocupação das equipes é que as chamas atinjam a Unidade de Conservação da Estação Ecológica de Bananal, que conta com 884 hectares de floresta. A estimativa é de que o fogo está há um quilômetro da área de preservação.
Neste domingo (24) foi montado um posto de comando para centralizar as operações de combate, que reúnem efetivo dos bombeiros, polícia, prefeituras, Fundação Florestal e voluntários. São 30 bombeiros e 20 voluntários diretamente do combate. Dois helicóperos também são empregados no combate às chamas.
De acordo com os bombeiros, nesta manhã uma das aeronaves trabalha levando água até os focos de incêndio, enquanto outra ajuda na identificação dos focos. Equipes fazem o acesso por terra, na região que é de mata fechada.
Segundo o comitê responsável pelo trabalho, já foram encontrados animais carbonizados, entre eles pássaros e lobos, o que amplia a preocupação com o avanço das chamas. O fogo já consumiu vegetação de áreas onde há nascentes e vegetação centenária.
A situação mais preocupante acontece no período da tarde, normalmente, quando a umidade relativa do ar cai e aumenta a temperatura. Os ventos fortes também têm ajudado a propagar o fogo. A área atingida deve ser atualizada pela Fundação Florestal.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.