Comissão rejeita suspensão de portaria que reduziu programa habitacional

Segundo relator, ministério já retomou contratação de unidades habitacionais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Segundo relator, ministério já retomou contratação de unidades habitacionais

@page { margin: 2cm } p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120% } a:link { so-language: zxx }

A Comissão de Desenvolvimento Urbano rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo que susta os efeitos de portaria do Ministério das Cidades. Publicada em maio deste ano, a Portaria 186 revogou duas outras portarias do ministério que ampliavam o Programa Minha Casa Minha Vida.

De acordo com a Câmara dos Deputados, na época da revogação, o ministério explicou que a anulação era motivada por “necessidade de readequação dos recursos orçamentários”. Já a rejeição de hoje  foi recomendada pelo relator do projeto, deputado Mauro Mariani (PMDB-SC), e acolhida pela comissão. O parecer também pediu a rejeição de dois projetos que tramitam apensados e tratam do mesmo assunto.

Mariani explicou que pediu a rejeição do PDC 402 porque o Ministério das Cidades reviu sua posição e, em junho, editou nova portaria (258/16) retomando a contratação de unidades habitacionais nos mesmos níveis das portarias revogadas, mas com ajustes para adequar o ritmo de financiamento aos recursos orçamentários existentes.

“Entendo que o PDC 402 perdeu a oportunidade”, disse Mariani. O projeto e os apensados serão analisados agora na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguem para votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Conteúdos relacionados